Escolas públicas iniciam escolha de livros didáticos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Professores e diretores de escolas públicas de todo o Pais começaram nesta segunda-feira (8) a escolher os livros que serão usados nos próximos três anos por alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A escolha deve ser feita até o dia 28 deste mês exclusivamente pelo site www.fnde.gov.br .

Uma publicação enviada às escolas, com o resumo dos livros, vai orientar as equipes responsáveis. O Guia do PNLD 2010 também pode ser consultado pela internet, na primeira página do site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Conteúdo adaptado – O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), financiado e executado pelo FNDE, vai oferecer obras com o conteúdo já adaptado ao novo acordo ortográfico da língua portuguesa. As disciplinas à disposição para escolha são letramento e alfabetização linguística e alfabetização matemática (1º e 2º ano); geografia, história e ciências (2º ao 5º ano); língua portuguesa e matemática (3º ao 5º ano); e história regional e geografia regional (4º ou 5º ano).

Os livros devem durar três anos – de 2010 a 2012 -, sendo reaproveitados por outros alunos a cada novo período letivo, exceto as cartilhas de alfabetização do 1º e 2º ano, classificadas como consumíveis.

Premiação – Para incentivar os professores durante esse período de opção dos livros, o FNDE lançou um concurso que vai premiar as quatro secretarias estaduais e 12 municipais de educação que tiverem maior participação no registro de escolha. O Concurso Escolha Premiada foi dividido em quatro categorias de acordo com a quantidade de escolas existentes nos 26 estados e o Distrito Federal, e sua distribuição em áreas rurais e urbanas.

Também receberão prêmios as três escolas de cada município vencedor que mais rapidamente registrarem sua opção. Ao final do concurso, serão distribuídos 52 acervos completos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), com 559 obras cada, totalizando cerca de 30 mil livros.

Segundo a coordenadora geral dos programas do livro, Sonia Schwartz, o principal objetivo do prêmio é “evitar o congestionamento do sistema para registro das opções na última semana do prazo”. Participarão da Escolha Premiada apenas as escolas que optarem nas duas primeiras semanas da seleção, ou seja, de 8 a 21 de junho. “Queremos estimular a competição entre eles”, diz a coordenadora.

Programa foi ampliado e aprimorado – Desde 1929, quando foi criado, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foi ampliado e aprimorado, incorporando novos públicos e componentes curriculares. Também passou a fornecer outros materiais de apoio à prática educativa, como dicionários e livros didáticos em braile, libras e outros formatos acessíveis.

Além do PNLD, o Ministério da Educação criou, em 1997, o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para distribuição de obras de literatura, de pesquisa e de referência, a fim de promover o acesso à cultura e à informação e o incentivo à leitura por alunos, professores e população.

O Ministério da Educação executa, ainda, programas suplementares de material didático, destinados a níveis e modalidades da educação básica, da alfabetização e educação de jovens e adultos, com ciclos ou edições independentes.

O PNLD é voltado para o ensino fundamental público, incluindo as classes de alfabetização infantil.

Em 2008, o investimento do PNLD-2009 foi de R$ 302,6 milhões, só com a compra de livros, sem computar os gastos com distribuição.

 
 
 
 
 
 
 

Menu de acessibilidade