Escola de Ceilândia realiza semana de atividades para entrega do livro didático

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Marcar a entrega do livro didático aos alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Com esse intuito, a Escola Classe 64, de Ceilândia, realizou uma série de atividades nesta sexta-feira, 9. Anabelly Reinoso, aluna da 4ª série, disse “que os livros são nosso caminho para a felicidade. Dependemos deles”. A vice-diretora da escola, Márcia Kalva, diz que as atividades foram pensadas como forma de valorização do livro. A entrega do material faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). 
 
Durante toda a semana houve uma programação especial na escola, denominada Festa do Livro. Nela, os alunos foram estimulados a ler publicações infantis, fazer ilustrações para as histórias e criar poemas, que foram lidos por eles, em cada turma, no encerramento do evento. A semana de atividades teve ainda apresentação de um grupo de teatro de fantoches. O evento foi planejado pela direção e pelos professores da escola, que tem 742 alunos do ensino infantil até a 4ª série, distribuídos em 29 turmas. 
 
A consciência da importância de preservar os livros didáticos está presente na escola. Quando questionados sobre o que farão com o material, os alunos respondem de forma direta: cuidar. Isso porque, como explica a diretora Luzinete Neves, os livros serão utilizados por três anos. Os estudantes ficam com eles até o final de cada ano e depois repassam às próximas turmas.  
 
Há três anos, os alunos da Escola Classe 64 participam de um trabalho sistemático de leitura durante o ano todo: o momento literário. Uma vez por semana, durante 30 minutos, a escola suspende as demais atividades para fazer uma sessão de leitura. “É atividade prazerosa, por isso eles têm tanto amor pelos livros”, destaca a professora Raimunda Chagas.  

Menu de acessibilidade