Envio de materiais para guia de tecnologias tem prazo final nesta quarta-feira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Termina nesta quarta-feira, 7, o prazo para as empresas, universidades, organizações e pessoas físicas que inscreveram propostas para o Guia de Tecnologias da Educação Básica enviarem os materiais — ferramentas, manuais, aparatos, utensílios — para avaliação. A Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) inicia o processo de apreciação no próximo dia 12 e o encerrará em setembro. 
 
A proposta do Guia de Tecnologias é oferecer aos secretários estaduais e municipais de Educação e aos conselhos indicações de tecnologias, avaliadas por especialistas, capazes de contribuir para melhorar a qualidade da educação pública. “A finalidade do guia é orientar, é um instrumento para o gestor”, explica a coordenadora de materiais didáticos da SEB, Jane Cristina da Silva. 
 
A primeira seleção de materiais para o Guia de Tecnologias teve início em 2007. Participaram 233 propostas, das quais foram pré-selecionadas 19. Exemplares do guia serão distribuídos aos gestores da educação pública de estados e municípios ainda no primeiro semestre deste ano. Eles terão formato impresso, com tiragem de dez mil exemplares, e uma versão para consulta no portal do Ministério da Educação na internet. Como o guia é um sistema de fichário, as próximas tecnologias pré-selecionadas devem ser anexadas a esse material. 
 
A divulgação dos resultados da seleção de 2008 será feita no dia 29 de setembro. Em seguida, haverá prazo de 15 dias para recursos. O resultado final da escolha dos novos instrumentos educacionais sairá em 1º de dezembro. 
 
Após a pré-qualificação das novas tecnologias e a inclusão no guia, elas serão acompanhadas nos sistemas. As que ajudarem as redes ou estabelecimentos de ensino a melhorar a qualidade da educação — medidas por avaliações como a Prova Brasil ou pelo índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) — poderão ser certificadas pelo Ministério da Educação.  
 
Mais informações sobre o cadastro de tecnologias educacionais podem ser obtidas na chamada pública nº 1/2008.  
 

Menu de acessibilidade