Ensino médio ganha módulos pedagógicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Ministério da Educação desenvolveu um projeto para ajudar professores do ensino médio no Brasil, na Venezuela e no Peru a tornar mais atraentes as aulas de matemática, física, química e biologia. A equipe da Rede Internacional Virtual de Educação (Rived), vinculada ao Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo/MEC), preparou 20 módulos, que estão em fase final de ajustes e serão usados como testes em aproximadamente dez escolas brasileiras. Esta é a primeira vez que o MEC produz material com atividades e estratégias pedagógicas, responsabilidade de estados e municípios. 
 
Paralelamente à experiência piloto, a Secretaria de Educação a Distância vai contratar universidades para que estudantes das áreas afins desenvolvam novos módulos de material pedagógico. “O edital com as etapas para participação das instituições será publicado nos próximos dias”, anuncia o coordenador da Rived, Jean-Marc Mutzig. O programa prevê a concessão de bolsas para os estudantes durante um ano.  
 
O objetivo do projeto é trabalhar com tecnologia de informação, comunicação e informática. O material pedagógico será disponibilizado pela Internet e em CD, “mas nada impede que os professores façam cópias para usá-las em sala de aula”, adianta Jean-Marc. Os módulos são acompanhados de um guia do educador, com todas as etapas para preparação das aulas, usando gráficos interativos, simulações e outros recursos.  
 
Capacitação – Antes de receber o conteúdo, elaborado pelo MEC para o projeto piloto, os professores serão capacitados. O coordenador acredita que esse processo deverá durar três meses. Jean-Marc avalia que a participação dos estudantes seja um ponto de partida para disseminar o projeto. “Os futuros professores de física, por exemplo, terão contato com essa tecnologia ainda na universidade e, além de usar os recursos em aulas, poderão também se interessar por desenvolver novos módulos”, disse.  
 
O material pedagógico abrange apenas parte do currículo do ensino médio. Serão necessários diversos módulos para atingir todo o conteúdo das áreas de ciências da natureza e matemática. Os módulos serão produzidos em português e espanhol.  
 
Desenvolvida desde 1998, em parceria com o Peru e a Venezuela, a Rived adota uma tecnologia de ponta, usada em alguns países da Europa e nos Estados Unidos. Os primeiros anos da Rede foram dedicados à negociação entre os países, ao mapeamento dos conteúdos e à definição dos temas abordados. A produção do material começou em 2001.  
 
 

Menu de acessibilidade