O gabarito oficial da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi divulgado nesta quarta-feira no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), às 17h21.
Um item da prova de matemática e suas tecnologias foi anulado, segundo informou o Inep. A anulação de uma questão não compromete a nota dos participantes, garante o instituto. Isso porque o cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com as características de complexidade de cada item.
O número da questão anulada varia em função do tipo de caderno:
Matemática e suas tecnologias
Caderno 5 (Amarelo): Questão 140
Caderno 6 (Cinza): Questão 148
Caderno 7 (Azul): Questão 157
Caderno 8 (Rosa): Questão 165
O Inep identificou que a referida questão, que apresenta um gráfico cartesiano com a trajetória de um robô, fez parte da edição de 2009 do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL)/reaplicação.
Para ajudar os candidatos a descobrirem que nota precisam ter para entrar nos cursos desejados, O GLOBO lançou uma plataforma interativa reunindo as notas de corte de todos os cursos disponíveis no último Sisu. Teste aqui.
Embora já possa ter acesso ao gabarito, o estudante só saberá sua nota final no dia 29 de março, quando os resultados finais das provas objetivas e da redação serão divulgadas pelo Inep. Os resultados de quem for fazer a prova de reaplicação do Enem, nos dias 23 e 24 de fevereiro, também sairão nesta data.