Encontro nacional debate problemas da educação

Discutir as principais questões da educação brasileira é o objetivo do IV Encontro Nacional do Fórum Brasil de Educação realizado ontem, 3, em Brasília. Cerca de 150 pessoas participam do evento, que reúne reitores, secretários estaduais de Educação, diretores de Educação e representantes do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).  
 
O evento foi aberto pela professora Terezinha Nunes, coordenadora do Departamento de Psicologia da Oxford Brookes University, do Reino Unido, que ressaltou a importância de avaliar o impacto das dificuldades em lidar com a matemática na vida do cidadão. “Hoje existem estudos internacionais mostrando que o baixo nível em alfabetização causa menos prejuízo ao cidadão do que um baixo nível em matemática”, disse. 
 
Terezinha Nunes afirmou que a definição de alfabetização está cada vez menos controversa. “Embora definir alfabetização possa avaliar a incursão de fatores culturais e históricos, pode haver variação em função de fatores sociais e culturais. O critério básico é a capacidade de ler com compreensão e comunicar-se adequadamente por meio da língua escrita.” A professora lembrou que a questão mais importante no processo de alfabetização é focalizar o método de ensino e aprendizagem. 
 
Para o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), professor José Carlos de Almeida Silva, o fórum representa “a vitória da coerência de propósito das entidades participantes, que compartilham com o CNE a clareza de objetivos e de obstinação na busca permanente para assegurar a participação da sociedade no aperfeiçoamento da educação nacional”. 
 
No dia 2 de dezembro, será realizado no auditório do CNE, em Brasília, o V Encontro Nacional do Fórum. O tema será Atenção às diferenças e à diversidade. O CNE vai realizar também, nos dias 15 e 16 de dezembro, o IV Encontro Regional, em São Paulo. O último evento do fórum em 2003 vai reunir as regiões Sudeste e Sul para debater o tema Projeto de Educação Nacional: desafios e políticas. O próximo encontro regional vai examinar o tema Qualidade e educação, sob a ótica da avaliação e da expansão. 
 
As conclusões das reuniões serão encaminhadas ao ministério da Educação no 2º semestre de 2004, quando a comissão divulga os trabalhos como recomendação de políticas públicas a serem implementadas em todos os níveis de ensino. 
 

Menu de acessibilidade