Encontro internacional discute metas para Educação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputado federal Carlos Abicalil (PT-MT), reuniu-se nos dias 9 e 10 de novembro com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Koichiro Matsuura; com o diretor da organização no Brasil, Jorge Werthein; com representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e com ministros dos países que compõem o grupo E-9 – Bangladesh, Brasil, China, Egito, Índia, Indonésia, México, Nigéria e Paquistão, que são os nove países mais populosos do planeta. As reuniões fizeram parte das discussões que a Unesco está realizando, durante esta semana, em Brasília, sobre a educação mundial.  
 
Koichiro Matsuura afirmou, na abertura da Reunião da Iniciativa Fast-track Initiative Meeting (FTI), que a transferência de recursos pelos países doadores – nações industrializadas – aos países pobres para financiar a educação é fundamental para o cumprimento das metas de educação firmadas em Dakar, em 2000, mas ainda precisa ser aprimorada. O encontro, realizado pela Unesco em parceria com o Banco Mundial, discute as formas de acelerar o acesso à educação dos países em desenvolvimento. 
 
Ajuda insuficiente 
 
Atualmente, a ajuda internacional à educação básica está estimada em torno de 1,5 bilhão de dólares por ano, volume aquém dos estimados 5,6 bilhões de dólares por ano necessários para alcançar a educação primária universal até 2015. Matsuura salientou a necessidade da comunidade internacional de aumentar a integração entre os países doadores e otimizar a administração dos recursos para os países que recebem os financiamentos. Além disso, ele destacou a importância dos recursos para a construção de sistemas estatísticos confiáveis em países pobres, capazes de mapear os problemas e melhorar a elaboração e a aplicação de programas educacionais. “Se o ritmo não for intensificado, os objetivos de Dakar não serão alcançados“, destacou. 
 
O encontro entre países doadores e beneficiários será encerrado no dia 11 de novembro, quando os participantes apresentarão o resultado dos debates. No dia 12, haverá uma reunião técnica apenas entre os países doadores.

Menu de acessibilidade