Encontro do Proler

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Entre 21 e 23 de junho vai acontecer o 11o Encontro Nacional do Proler (Programa Nacional de Leitura), que pela primeira vez reunirá pelo menos um representante de cada um dos 84 pólos espalhados por todas as regiões do País. Além de conhecer o Fome de Livro e as propostas do Governo Federal para a elaboração da política nacional de leitura, livro e bibliotecas, os participantes vão discutir e apresentar propostas em cada um dos eixos estratégicos do programa. O encontro será em Ribeirão Preto (SP), junto com a Feira Nacional do Livro (que acontece de 18 a 27/6 na cidade). 
 
  Encontro dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas 
Junto com o Encontro do Proler, também acontecerá em Ribeirão Preto, entre os dias 21 e 23 de junho, o Encontro Nacional dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas, que vai reunir os dirigentes responsáveis pelas políticas de bibliotecas em todos os estados brasileiros. Os coordenadores estaduais (que já vêm colaborando na elaboração do diagnóstico com as mais de mil cidades brasileiras sem bibliotecas públicas) vão conhecer em detalhes o Fome de Livro e as suas etapas de implantação e, ainda, discutir e ajudar na construção do programa. 
 
 Encontro de Pesquisadores de Leitura 
Os encontros de especialistas e dirigentes em Ribeirão terão, ainda, uma outra inovação: também se reunirão no mesmo local os pesquisadores do tema Leitura que atuam nas principais universidades brasileiras. Eles discutir a formação de uma rede universitária de pesquisa para reunir estudos e dados sobre o tema e novas formas de apoio às pesquisas na área. 
 
 Interiorização dos encontros e debates  
A escolha de Ribeirão Preto para sediar os eventos reunindo quase duas centenas de importantes especialistas brasileiros em leitura faz parte da estratégia de promover uma maior itinerância dos encontros. A idéia é promover esses debates cada ano em um local diferente que se destaca por suas políticas públicas na área. No caso de Ribeirão, os encontros vão coincidir com a Feira Nacional do Livro (considerada uma das quatro principais do País, com 300 mil visitantes, mais de 300 escritores brasileiros e estrangeiros e mil eventos culturais em 10 dias). A cidade também possui uma política de leitura e bibliotecas considerada exemplar: estão sendo abertas 80 bibliotecas em três anos (mais de 60 já estão em funcionamento), foi criada ali a primeira Lei do Livro e o índice de leitura subiu, desde 2001, mais de 50%. 
 
 Reforços no Fome de Livro 
O Programa Fome de Livro ganhou esta semana novos e importantes reforços. Se juntou na semana passada à equipe executiva, que é coordenada por Galeno Amorim, o professor Edmir Perrotti, da Universidade de São Paulo (USP) e considerado um dos maiores especialistas em leitura do País. Perrotti está comandando a Gerência de Leitura, responsável pelas áreas de capacitação, pesquisas e indicadores de leitura e projetos de fomento. 
 
Gerência de Bibliotecas 
Outra novidade na equipe executiva do Fome de Livro é a bibliotecária Ivete Pieruccini, ex-diretora da rede de bibliotecas da cidade de São Paulo, considerada a mais importante do País, que assume a Gerência de Bibliotecas no Programa. Essa área é responsável pela definição do cronograma de instalação das novas bibliotecas nas mil cidades brasileiras que ainda não  têm a sua. 
 
Gerência de Captação e Articulação  
A equipe do Fome de Livro – que tem em sua Gerência de Administração Maria Regina Salles (ex-chefe de gabinete da Funarte e atual Coordenadora-Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional) – terá como Gerente de Captação e Mobilização Edwaldo Arantes. A área será responsável pelos patrocínios e parcerias com empresas privadas e também vai cuidar das relações com empresas, governos e organizações da sociedade civil dentro do Fome de Livro. 
 
 Fome de Livro na FGV 
A política nacional de leitura e bibliotecas públicas, que está ganhando vida por meio do Programa Fome de Livro, foi o tema da aula da semana passada do curso de MBA de formação de executivos para o mercado editorial da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio. 
 
Ceará adere ao programa 
O governador do Ceará, Lúcio Alcântara, assumiu o compromisso de ajudar a zerar no Estado, até 2006, o número de cidades sem bibliotecas. Pelos levantamentos iniciais do IBGE, o Ceará possui um déficit de 10,3%. Lúcio Alcântara esteve, neste mês, com o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Pedro Corrêa do Lago, e com o coordenador do Fome de Livro, Galeno Amorim. 
 
AGENDA 
Simpósio Nacional de Contadores de Histórias – Rio de Janeiro (RJ) – De 18 a 23 de junho 
 
Encontro Nacional do Proler – Ribeirão Preto (RS) – De 21 a 23 de junho 
 
Encontro Nacional dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas – Ribeirão Preto (SP) – De 21 a 23 de junho 
 
Encontro Nacional da Rede de Pesquisadores de Leitura – Ribeirão Preto (SP) – De 21 a 23 de junho 
 
Feira Nacional do Livro – Ribeirão Preto (SP) – De 18 a 27 de junho 
 
Congresso Internacional de Educação e Leitura – Ribeirão Preto (SP) – de 24 a 26 de junho

Menu de acessibilidade