Educadores debatem o currículo do ensino infantil e fundamental

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Educadores de todo o país estão reunidos nesta quinta-feira, 29, em Brasília, para discutir a concepção do currículo no ensino infantil e fundamental. De acordo com o secretário de Educação Básica do MEC, Francisco das Chagas, a idéia é atualizar o debate sobre a importância do currículo, principalmente após a ampliação do ensino fundamental para nove anos. “O currículo deve estar adequado à nova legislação para atender às necessidades das crianças que agora ingressam no ensino fundamental um ano mais cedo”, disse. 
 
A proposta do MEC é suscitar um processo de debate sobre o tema em todas as escolas do país. “Esta reunião vai elaborar um documento que será distribuído aos sistemas de ensino de todo o país para discussão e recebimento de propostas, que depois serão acordadas em encontros regionais”, explicou Jeanete Beauchamp, diretora de políticas de educação infantil e fundamental do MEC. A previsão, segundo ela, é concluir todo o debate até o final do ano.  
 
Estrutura – Para facilitar as discussões, o documento será estruturado em seis eixos temáticos: currículo e desenvolvimento humano; educandos e o currículo; organização dos tempos e espaços escolares; currículo, conhecimento e cultura; diversidade e inclusão social; e currículo e avaliação. Na avaliação da professora de Belo Horizonte, Lúcia Helena Alvarez Leite, a questão da diversidade, por exemplo, é desconsiderada pelas escolas, que privilegiam a homogeneização. “Por não ser considerada no currículo, a diversidade é vista como causadora do fracasso escolar”, defende. 
 
Participam da reunião em Brasília representantes do MEC, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O encontro termina na sexta-feira, 30.  

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