Educação, Leitura e Paz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

EUA conhecem educação brasileira (REDEMEC) 
 
O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, participa hoje em Washington (EUA) da assembléia anual do Banco Mundial (Bird). Às 15h o ministro apresenta os avanços da educação brasileira nos últimos oito anos no seminário Educação para Todos. Desse seminário participam também o ministro da Cooperação para o Desenvolvimento da Noruega e o ministro da Educação de Gâmbia. 
 
Entre as principais ações desenvolvidas pelo Ministério da Educação, Paulo Renato vai destacar os avanços obtidos com programas como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), os sistemas de avaliação do ensino fundamental, médio e superior, o Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep), o Bolsa-Escola e o Programa Nacional do Livro Didático. 
 
Ceará lança projeto de incentivo à leitura (Leitores e Livros 27/09) 

O projeto ´Eu Sou Cidadão – amigos da leitura´, criado pela Associação das Primeiras Damas dos Municípios do Estado do Ceará e a Fundação Demócrito Rocha, será lançado em outubro, durante a Bienal do Livro em Fortaleza. O objetivo é formar crianças de nove a 13 anos como multiplicadores de leitura pelo interior do Ceará, através de kits para divulgar o hábito de leitura entre os alunos das escolas públicas, crianças e adultos da comunidade. O projeto deve formar inicialmente 1,5 mil jovens de mais de 50 municípios.  
 
Sensibilizar crianças e jovens para o prazer da leitura. O projeto ´Eu sou Cidadão – amigos da leitura´ quer formar inicialmente 1,5 mil jovens multiplicadores, que levarão às escolas públicas e comunidades de vários municípios cearenses a literatura, através de livros e encenações teatrais.  
 
Os jovens receberão livros editados pela Fundação Demócrito Rocha, que serão depois repassados às bibliotecas escolares. A primeira obra será ´Marias e Fulaninhos´, da artista Ângela Escudeiro, que aborda a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os casos de violência doméstica. Serão 12 títulos da coleção Eu Sou Cidadão, abordando temas como drogas, família, voto consciente e outros.  
 
Gilberto Gil e Wisnik em evento pela paz nas escolas  (Meio e Mensagem 27/09 – Fernanda Bottoni ) 
 
1º Fórum por Poéticas de Paz nas Escolas será realizado em São Paulo neste sábado, dia 28 
 
Gilberto Gil e José Miguel Wisnik participam do 1º Fórum por Poéticas de Paz nas Escolas, realizado na sede do cursinho da Poli, no bairro Água Branca, em São Paulo, neste sábado, dia 28. O evento ocorre das 10h às 18h. A apresentação de Gil, que cantará a música “A Paz“´, está prevista para às 12h. Wisnik, músico e professor de literatura da Universidade de São Paulo, fará palestra sobre a cultura da paz. Havará também apresentações do cantor Edvaldo Santana e do grupo de teatro Vésper, da Escola Estadual Dom João Maria Ogno. A promoção do evento é das ONGs Projeto Fênix e Estação da Arte, com o apoio do Cursinho da Poli.

Menu de acessibilidade