Educação inclusiva: boa para todas as crianças

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A igualdade de oportunidades educacionais é um direito de todas as crianças. Mas não é simples: exige esforços e recursos adequados para garantir um ambiente educacional acessível e adaptado. É difícil acreditar que ainda haja dúvidas sobre a importância da educação inclusiva nas escolas. É triste demais saber que há pais que não aceitam que crianças com deficiência estejam na mesma sala que seus filhos porque vão “atrasar” o aprendizado.

As crianças se beneficiam demais do convívio e da educação inclusivos. Ambas: tanto as que têm deficiência quanto as que não têm.

Uma criança sem deficiência vai entender que obstáculos e desafios podem ser superados, mesmo sendo difíceis. Vai crescer com mais empatia, capacidade de compreender e respeitar as diferenças, de aceitar o outro como ele é.

Vai ganhar em habilidades de comunicação, cooperação e paciência. Vai ter abertura para o diferente, e isso pode lhe proporcionar muitas oportunidades na vida.

Vai valorizar suas próprias capacidades e habilidades, e não se deixar abater por problemas menores.

Vai aprender a reconhecer que todos têm habilidades únicas e potenciais a serem explorados, que as limitações não definem uma pessoa e que cada indivíduo pode contribuir de maneira significativa para a sociedade.

Vai aprender a combater a intolerância e a discriminação quando testemunhar esses crimes. Interagindo com seus pares, a criança com deficiência vai se sentir mais aceita e acolhida, e vai aprender a se comunicar e se relacionar com crianças da sua idade, fortalecendo sua autoestima, autoaceitação, senso de pertencimento e conexão.

Vai desenvolver habilidades sociais, ter mais oportunidades de aprendizado e superação. Enfim, vai receber estímulos e desafios para seu desenvolvimento, em todas as dimensões.

Do ponto de vista acadêmico, um ambiente inclusivo estimula a colaboração, ensina a olhar para questões com diferentes olhares e perspectivas, incentiva a troca de ideias. Uma criança que ajuda outra a aprender se sente mais forte, mais útil, mais feliz. Assim como a que recebe ajuda se sentirá mais querida e feliz, e poderá ela também ajudar outras com suas habilidades.

A igualdade de oportunidades educacionais é um direito de todas as crianças. Mas não é simples: exige esforços e recursos adequados para garantir um ambiente educacional acessível e adaptado às necessidades de todas as crianças. Para isso, é preciso investir, capacitar educadores, adaptar currículos, pagar por recursos assistivos e mediadores. O investimento terá retornos muito altos — para todas as crianças.

Publicado por Daniel Becker – O Globo em 22/06/2023.

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