Educação e infra-estrutura terão prioridade em 2005

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, determinou que a educação e a infra-estrutura serão as duas prioridades do governo em 2005. A revelação foi feita pelo ministro da Educação, Tarso Genro, durante o 10º Fórum do Planalto, promovido pela Casa Civil no Palácio do Planalto. 
 
Tarso Genro, que falou sobre o tema Educação e Transição, explicou o modelo de desenvolvimento adotado pelo governo. Segundo ele, as decisões financeiras devem estar vinculadas às prioridades definidas pelo presidente para o próximo ano. “O governo vai viabilizar a sustentação financeira para esse processo”, disse o ministro. Segundo ele, está sendo construído um projeto alternativo de desenvolvimento. “A diferença do novo governo é que nos primeiros dois anos nós fizemos uma preparação para dar sustentação ao processo de transição que vai começar em 2005”, afirmou. 
 
A base para a mudança, segundo Tarso Genro, ocorreu a partir da recuperação do setor financeiro público, da inclusão política do Brasil nas relações internacionais e da definição de políticas sociais e educacionais como prioridade. 
 
Educação – O ministro enumerou os eixos de trabalho do MEC: alfabetização e inclusão; ensino técnico e profissional; criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e reforma do ensino superior. De acordo com Tarso Genro, os programas de alfabetização funcionam como portas de entrada para o mercado de trabalho, enquanto o Fundeb vai criar uma nova relação de autonomia entre os governos federal e estaduais. “Os estados terão autonomia para gerir os recursos destinados à educação básica”, afirmou. 
 
Em relação à reforma universitária, o ministro salientou que o projeto da Lei Orgânica do Ensino Superior está em debate e será enviado em dezembro ao Congresso Nacional. 
 
O Fórum do Planalto foi criado em 2003 com o objetivo de contribuir para a formação dos servidores da Presidência da República. Já participaram os ministros da Casa Civil, José Dirceu; da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken; do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci.  
 


Educação e infra-estrutura terão prioridade em 2005, diz Genro
Folha Online

A educação e a infra-estrutura serão as duas prioridades do governo em 2005, segundo determinação do residente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A afirmação foi feita pelo ministro da Educação, Tarso Genro, nesta quinta-feira, durante o 10º Fórum do Planalto, promovido pela Casa Civil em Brasília. Tarso Genro, que falou sobre o tema Educação e Transição, explicou o modelo de desenvolvimento adotado pelo governo. Segundo ele, as decisões financeiras devem estar vinculadas às prioridades definidas pelo presidente para o próximo ano. “O governo vai viabilizar a sustentação financeira para esse processo“, disse o ministro.

O ministro enumerou os eixos de trabalho do MEC: alfabetização e inclusão; ensino técnico e profissional; criação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e reforma do ensino superior. De acordo com Tarso Genro, os programas de alfabetização funcionam como portas de entrada para o mercado de trabalho, enquanto o Fundeb vai criar uma nova relação de autonomia entre os governos federal e estaduais. “Os estados terão autonomia para gerir os recursos destinados à educação básica“, afirmou.

Em relação à reforma universitária, o ministro salientou que o projeto da Lei Orgânica do Ensino Superior está em debate e será enviado em dezembro ao Congresso Nacional.

Congresso – O Fórum do Planalto foi criado em 2003 com o objetivo de contribuir para a formação dos servidores da Presidência da República. Já participaram os ministros da Casa Civil, José Dirceu; da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken; do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci

Menu de acessibilidade