Editoras já podem inscrever obras para o PNBE 2006

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A partir do dia 10 de fevereiro, os detentores de direitos autorais podem cadastrar-se e fazer a pré-inscrição de obras literárias para compor os acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE 2006). O cadastramento e a inscrição devem ser feitos na página eletrônica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 
 
O prazo final da pré-inscrição termina à meia-noite do dia 13 de março. A inscrição propriamente dita será feita entre os dias 20 e 29 de março. “Cada editora poderá inscrever vinte livros do seu catálogo”, diz Daniel Balaban, diretor de Ações Educacionais do órgão. Serão selecionados 225 títulos, que formarão três acervos de 75 livros. “Em 2006, vamos contemplar os alunos das últimas séries do ensino fundamental, já que, no ano passado, compramos e distribuímos obras para as séries iniciais”, afirma Balaban.  
 
Ao todo, serão beneficiadas 46.700 escolas com aproximadamente 14 milhões de alunos nessa faixa escolar, de acordo com o censo escolar elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Devido à recente ampliação do ensino fundamental para nove anos, serão consideradas as escolas que oferecem classes entre o sexto e nono ano do ensino fundamental, ou seja, da 5ª à 8ª série. 
 
Os acervos são destinados às bibliotecas escolares e devem ser utilizados em sala de aula. Eles serão distribuídos da seguinte forma: 18.727 escolas com até 150 alunos receberão um acervo com 75 títulos. As escolas com 151 a 300 estudantes receberão dois acervos (150 títulos) e aquelas com mais de 300 receberão três acervos (225 títulos).  

Menu de acessibilidade