Editora de livro segue passos da concorrência

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Com o aumento da inserção dos sistemas de ensino nas escolas brasileiras, tradicionais editoras de livros didáticos também tiveram que criar seus próprios sistemas para não ficar atrás da concorrência. A Abril Educação, dona das editoras Ática e Scipione, lançou o Apoio Escola há dois anos. Mas sua abrangência ainda é tímida. O sistema é utilizado por cerca de 30 mil alunos. “É um mercado que existe e, como líderes no segmento educação, foi preciso entrar também“, conta João Arinos, diretor-geral da Abril Educação.  
 
O executivo diz que os sistemas ganham espaço na medida em que facilitam a vida da escola. Além dos conteúdos já estruturados e das atualizações periódicas, oferecem outros serviços, como treinamento e assessoria pedagógica. Há ainda uma vantagem comercial: a escola economiza na formação de professores e na confecção de material pedagógico, além da chance de revender as apostilas com uma margem de lucro que não existiria no caso dos livros didáticos. 
 
Ao mesmo tempo, segundo ele, o mercado de livros didáticos está “um pouco estacionado“ e a procura pelos sistemas cresce ano a ano. Mas aposta que os dois modelos de negócios vão conviver por um bom tempo. “Em uma ponta está um ensino mais empacotado, estruturado. Em outra, temos os livros, que permitem mais flexibilidade, porém exigem um esforço maior de planejamento por parte das escolas“, analisa Arinos. 
 
Leia mais…

Menu de acessibilidade