É fácil fazer obra Creative Commons

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Registrar uma obra sob Creative Commons não significa tornar seu próprio material algo sem dono. Continuam existindo regras para a utilização. 
 
Normalmente, um conteúdo sob Creative Commons pode ser baixado e distribuído livremente, desde que citada a fonte. 
 
Alguns autores permitem que sua criação seja alterada ou adaptada, outros, não. 
 
O escritor de um livro que o queira licenciar em Creative Commons, no Brasil, tem cinco opções de termos disponíveis, por exemplo. 
 
De acordo com o site internacional da iniciativa, já foram completamente adaptadas licenças CC para atender à lei de 54 países, como EUA, China e Argentina. 
 
Preencher os dados para a publicação de algo em CC é rápido. De forma básica, aqui no Brasil, basta responder a duas perguntas com respostas em alternativas. 
 
Sem burocracia 
 
Um dos objetivos por trás desse recurso é a desburocratização dos direitos autorais na internet. 
No endereço (creativecommons.org/license/?lang=pt), o usuário encontra os passos para licenciar uma obra. 
 
Depois de completar o cadastro, a pessoa recebe um código para mostrar uma etiqueta representando a licença escolhida por ele em um site. Quem clica nessa etiqueta tem acesso às condições detalhadas dos direitos daquele conteúdo. 
 
 
 
Baixe milhares de clássicos da literatura  
Folha de S. Paulo – Redação  
 
O site do Projeto Gutenberg (www.gutenberg.org/wiki/PT_Principal) possui milhares de clássicos da literatura em diversos idiomas que podem ser baixados gratuitamente -são obras em domínio público. O Internet Archive (archive.org) também possui milhares de textos, músicas e vídeos e até desenhos animados que podem ser buscados e usados de forma livre. 
 

Menu de acessibilidade