Diálogos sobre a Primeira Infância apresenta Projeto Primeiros Anos

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A1ª edição do Diálogos sobre a Primeira Infância, que ocorreu nesta terça-feira (23), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, apresentou às 240 pessoas inscritas o Projeto Primeiros Anos, resultado da parceria entre o Ministério da Educação e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI).

O Projeto Primeiros Anos tem como foco o desenvolvimento de metodologias, instrumentos e ferramentas voltadas a gestores públicos no sentido de apoiá-los na implementação de políticas públicas para a primeira infância, já que esse é o período em que a criança apresenta maior capacidade de absorção de conhecimento e rápida evolução socieoemcional.

Ambientes escolares de qualidade fomentam o diálogo e o desenvolvimento da aprendizagem infantil. Esta questão fomentou também a criação do Programa Primeira Infância na Escola, do Ministerio da Educação, que objetiva a promoção de colaboração entre a União, estados, municípios e Distrito Federal no sentido de desenvolver iniciativas que elevem a qualidade da educação infantil, até os 5 anos de idade. Hoje são mais de 4,4 mil adesões de secretarias de Educação do país.

O Dia da Infância, celebrado em 24 de agosto, foi outro ponto enfatizado na ocasião, assim como a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica, uma das principais iniciativas que objetivam enfrentar a evasão e o abandono escolar.

Participaram do evento “Diálogos sobre a Primeira Infância” representantes do Ministério da Educação, entre eles a secretária executiva adjunta Sylvia Cristina Toledo Gouveia; o ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento; e o diretor e chefe da Representaçao da OEI no Brasil, Raphael Callau, além de especialistas, doutores e autoridades, de variadas áreas de conhecimento.

Saiba Mais

A pesquisa do Projeto Primeiros Anos é um estudo exploratório que pretende identificar as condições da oferta de educação infantil da rede pública de municípios das cinco regiões do Brasil, levando em consideração quatro eixos: gestão e infraestrutura (aspectos estruturais) e práticas pedagógicas e desenvolvimento infantil (processos).

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