Dia Nacional da Biblioteca: MEC trabalha na criação de projetos acessíveis a toda população

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

É comemorado, no dia 09 de abril, o Dia Nacional da Biblioteca, instituído por meio do Decreto nº 84.631 de 1980. A data foi criada com o intuito de incentivar a leitura como ferramenta primordial da educação no Brasil. A Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação, com o objetivo de contribuir com o incentivo à leitura, trabalha na criação de projetos gratuitos e acessíveis a toda a população.

O programa Conta pra Mim, por exemplo, foi criado em dezembro de 2019 com o intuito de promover a Literacia Familiar, auxiliando desenvolvimento das quatro habilidades fundamentais: o ouvir, o falar, o ler e o escrever. Com o projeto, foram criados e disponibilizados gratuitamente diversos materiais que podem ser utilizados no dia a dia familiar.

Entre eles, está a coleção de livros Conta pra Mim, uma minibiblioteca em formato digital composta por 44 livros, divididos entre as séries de ficção, poesia, biografia, informativos, livros para bebês e livros somente com imagens. Os livros podem ser lidos on-line e impressos em cores ou em preto e branco para as crianças colorirem. Acesse os livros clicando aqui¹.

Além disso, o programa Conta pra Mim disponibilizou um guia e vídeos com técnicas de Literacia Familiar a serem aplicadas visando o desenvolvimento da linguagem das crianças; um podcast com histórias infantis e contos de fadas narrados; uma série de vídeos com cantigas tradicionais arranjadas e interpretadas pelo cantor e compositor Toquinho, que também lê fábulas animadas escritas por Monteiro Lobato. Todos os conteúdos podem ser acessados na página da Secretaria de Alfabetização do MEC.

¹ http://alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim

Menu de acessibilidade