Dia das crianças traz boa performance em faturamento ao mercado livreiro

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O 10º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2022 aponta performance positiva na arrecadação do setor e leve diminuição no volume de livros comercializados. De acordo com os dados da pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), as ações promocionais e as vendas realizadas nos dias que antecedem ao Dia das Crianças foram determinantes para o resultado.

O faturamento no período de 12 de setembro a 9 de outubro deste ano alcança R$173,36 milhões e, em 2021, foi de R$164,82 milhões, registrando uma variação positiva de 5,18%. Já a quantidade de livros vendidos teve uma queda de 3,39%, com 4,03 milhões de livros, contra 4,17 milhões no mesmo período em 2021, registrando uma queda de 3,39%.

O desempenho do acumulado do ano continua com variações positivas, mas o ritmo da desaceleração ainda se mantém. Em receita, foi registrada uma variação positiva de 8,77%, com a arrecadação de R$ 1,9 bilhão do início do ano até meados de outubro, enquanto que no mesmo período em 2021, o valor ficou em R$ 1,74 bilhão. No acumulado de 2022, o mercado livreiro registra 43,9 milhões de livros comercializados contra 42,05 milhões em 2021, uma variação positiva de 4,41%.

“Mais uma vez, as ações promocionais impactam na comercialização de livros. Tivemos boa performance período passado por causa dos álbuns de figurinha da Copa do Mundo e, no décimo, as ações promovidas para o Dia da Criança. É um dado importante, pois se o consumo de livros aumenta em data tão importante, entendemos que as crianças estão lendo mais, ou estão sendo incentivadas a cultivar o hábito da leitura”, comemora o presidente do SNEL, Dante Cid.

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

Publicado por SNEL em 03/11/2022.

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