DF possui maior índice de livrarias por habitante

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O dado acima faz parte do Diagnóstico do Setor Livreiro, divulgado ontem (06/12) pela Associação Nacional de Livrarias (ANL) em um jantar realizado em São Paulo. A lista, encabeçada pelo Distrito Federal (com 30.840 livrarias por habitante), é seguida pelo Rio de Janeiro (44.415) e Sergipe (50.665). Mesmo que o estado de São Paulo possua o maior número de livrarias no Brasil – 676, segundo o Diagnóstico – a grande concentração de população puxa a posição do estado para sétimo lugar entre os 27 estados. Em último lugar está o Tocantins, com uma livraria para cada 181.131 habitantes. A região Sudeste, no entanto, continua no topo da lista de livrarias, com 1.414, seguida da região Nordeste, com 524. A pesquisa foi realizada com oito grandes cadeias de livrarias que existem no Brasil. Confira o resumo do Diagnóstico do Setor Livreiro.  
 
 
 
’Estamos muito longe do ideal’
PublishNews – Renata Sturm  
 
A declaração do presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL), Vitor Tavares, é baseado nos dados divulgados ontem no Diagnóstico do Setor Livreiro e nas recomendações da ONU. Para a entidade internacional, o ideal é que exista 1 livraria para cada 10 mil habitantes.  
 
Segundo Tavares, um número razoável no Brasil seria de 4.900 livrarias. “Estamos muito longe desta realidade“, afirmou, baseado nos dados citados na nota anterior. Para a ANL, falta incentivo para que mais livrarias sejam criadas no Brasil – das 2.600 livrarias, 70% são de pequeno e médio porte – e falta de profissionalização para aquelas que estão abertas. Por essa razão, Tavares anunciou ontem (06/12) o Programa ANL de Capacitação dos Profissionais do Varejo das Livrarias que começará em 2008.  
 
Para conhecer a grade de cursos, clicar aqui.  
 

Menu de acessibilidade