Depois de um grande susto no período anterior, o atual apresenta compensação pela mudança do calendário promocional

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As ações promocionais esperadas no período 07T2024 aconteceram no período seguinte, o último a ser aferido, e mostram um resultado com sinal bem positivo. É o que aponta o 08º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2024, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

Os números são expressivos e chegam com variações superlativas. Em volume, o período* contabilizou 5 milhões de livros contra 4,02 milhões no mesmo período de 2023, registrando uma variação de 24,17%. Em faturamento, o período 08 de 2024 apresenta o segundo melhor resultado do ano e registra R$ 237,13 milhões contra R$ 189,27 milhões em 2023, alcançando uma variação de 25,29%.

Mesmo se considerarmos os períodos de promoções do ano passado versus o deste ano, o resultado é bom. “Comparando os últimos dois períodos em conjunto (período 7 e 8), durante os quais ocorreram ações promocionais significativas, seja no período 7 de 2023 ou no 8 de 2024, observamos um aumento positivo no volume e estabilidade no faturamento”, avalia Dante Cid, presidente do SNEL, que espera que haja mais números favoráveis até o fim do ano. “Estamos na expectativa de que o ambiente macroeconômico venha a contribuir para melhorar nossos resultados neste ano.”

A performance do período retoma o ritmo de recuperação do mercado e no acumulado de 2024** o volume chega a sua menor variação de -2,86% e em faturamento chegando a 7,15%. Em números reais, o volume de livros comercializados em 2024 pelo setor livreiro chega a 33,21 milhões contra 34,19 milhões em 2023. Em receita, o setor registra R$1,69 bilhão no ano de 2024 versus R$1,57 milhão no ano anterior.

Além do bom resultado em volume e faturamento para o setor, a quantidade na bibliodiversidade de livros comercializados continua superior em 2024, sendo 1,37% maior.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

Metodologia

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

 

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