Cúpula Ibero-Americana, ofuscada por ausências, debate educação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A “Educação para o Progresso“ será o principal tema da 14ª Cúpula Ibero-Americana que se realiza na capital da Costa Rica, São José, a partir da próxima sexta-feira. As “grandes ausências“ desse ano serão os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fidel Castro (Cuba), Alejandro Toledo (Peru), Ricardo Lagos (Chile), Ricardo Sampaio (Portugal) e Nestor Kirchner (Argentina). Cerca de mil policiais e agentes de segurança cuidarão da proteção do evento, que já confirmou a participação dos presidentes Alvaro Uribe (Colômbia), Lucio Gutiérrez (Equador), José Luis Zapatero (Espanha), Oscar Berger (Guatemala), Ricardo Maduro (Honduras), Enrique Bolaños (Nicarágua), Martín Torrijos (Panamá), Oscar Nicanor Duarte (Paraguai), Leonel Fernández (República Dominicana) e Hugo Chávez (Venezuela).  
 
Educação – Este ano, o objetivo do encontro é discutir como a educação pode superar a situação de jovens e crianças que nascem na pobreza e são condenados à marginalização. Nesse sentido, serão debatidos diferentes mecanismos de financiamento para elevar o investimento em educação. Segundo relatório da Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe), o desenvolvimento da América Latina é bastante influenciado pelo abandono escolar anual de 15 milhões de estudantes que não completam sua educação básica. E a pobreza é a principal causa do abandono escolar, já que as crianças e jovens de famílias de poucos recursos se vêem obrigados a deixar as salas para se incorporar ao mercado de trabalho.  
 
Ao término da cúpula, os chanceleres dos países participantes assinarão uma minuta com os acordos feitos para a área. O chanceler costarriquenho, Roberto Tovar, indicou recentemente que a educação é a “chave para o desenvolvimento tanto das pessoas quanto dos países“. Na Cúpula, também será criada a Secretaria Geral Ibero-americana, para dar seguimento aos compromissos derivados dos encontros anuais dos governantes. Esta Secretaria Geral terá sua sede na Espanha e seus estatutos serão aprovados na Cúpula Ibero-americana.

Menu de acessibilidade