Cristovam Buarque é demitido por telefone

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu na manhã desta sexta-feira, por telefone, o ministro da Educação, Cristovam Buarque (PT), que está em férias em Portugal. Cristovam se juntaria à comitiva de Lula, que hoje à noite viaja para a Índia. Já convidado, Tarso Genro (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) será seu substituto. O Ministério da Educação confirmou oficialmente a informação. 
 
Chateado, Cristovam –que estava na embaixada brasileira em Lisboa quando foi demitido por Lula– avaliou como “desconsideração“ ser desligado do governo por telefone. Ele deve voltar a cumprir mandato de senador pelo Distrito Federal. 
 
Ontem, o ex-ministro se disse “supreso“ com a possibilidade de deixar o cargo e chegou a mostrar uma lista de convênios na área de educação que assinaria na viagem presidencial à Índia. 
 
Segundo o Ministério da Educação, no telefonema, por volta das 11h, Lula disse a Cristovam que precisaria do cargo porque pretende fazer uma reforma universitária e quer à frente uma pessoa que esteja fora do mundo acadêmico. Cristovam –que deve voltar ao Brasil no próximo domingo (25)– foi convidado por Lula para, mesmo demitido, ir à Índia, mas recusou o convite. 
 

Menu de acessibilidade