Convite – Lançamento da 4.ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil

IPL - Convite 4ª Edição PRL

É indispensável a inscrição – acesse o endereço abaixo:

http://prolivro.org.br/home/confirme

 

Apresentação

Seminário de Lançamento da 4ª Edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – para apresentação e analise dos resultados da pesquisa, aplicada pelo IBOPE Inteligência sob encomenda do Instituto Pró-Livro, no final de 2015.

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – é única em âmbito nacional que tem por objetivo conhecer o comportamento leitor e os indicadores de leitura dos brasileiros.

Aplicada pela primeira vez em 2001, passou, em 2007, a seguir as orientações metodológicas do CERLALC-UNESCO com o objetivo de construir séries históricas e comparar com os resultados de outros países da IberoAmérica que seguem a mesma metodologia. Seguiu essa metodologia, com adaptações à realidade brasileira, em 2007, 2011 e, agora, em 2015. A cada edição buscou o aperfeiçoamentos acolhendo sugestões de especialistas que analisaram seus resultados. Ganhou legitimidade e, hoje, é citada em diferentes estudos, projetos e mídia especializada, tornando-se referencia quando se analisa hábitos e indicadores de leitura dos brasileiros. Tem por objetivo, também, orientar políticas públicas do livro e leitura.

Esse estudo é a contribuição da cadeia produtiva, representada pelas entidades do livro: Abrelivros, CBL e SNEL, para orientar políticas publicas do livro e leitura e ações de fomento a leitura e acesso ao livro, promovidas pela sociedade civil.

O Instituto Pró Livro – uma OSCIP, criada em 2007, com o objetivo de fomento a leitura e de acesso ao livro -tem buscado manter o compromisso de aplicar a pesquisa a cada quatro anos e, para isso, conta com a participação e o patrocínio das entidades fundadoras e mantenedoras do IPL: ABRELIVROS, CBL e SNEL.

Sobre o Seminário:

Público-alvo – Dirigentes e especialistas de: ministérios e órgãos estaduais e municipais da educação e cultura; de órgãos não governamentais que promovem a leitura; da cadeia produtiva do livro e suas entidades. Pesquisadores, educadores, bibliotecários, voluntários e agentes culturais da leitura.

Objetivos Específicos:

  • Apresentar os resultados da quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que teve por objetivo conhecer: os indicadores de leitura; o perfil do leitor e do não leitor de livros; as preferências e motivações dos leitores; a percepção da leitura no imaginário; as tendências e as leituras em suporte digital e os canais e formas de acesso ao livro.
  • Reunir especialistas para promover a reflexão sobre a situação da leitura no país e sobre a efetividade das ações e políticas públicas do livro e leitura;
  • Confirmar o compromisso do IPL de viabilizar a construção de séries históricas sobre indicadores de leitura.

 

 

Menu de acessibilidade