Concurso incentiva produção literária para adultos recém-alfabetizados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Ministério da Educação lança nesta quarta-feira, 20, o edital do segundo Concurso Literatura para Todos, destinado a estimular a produção literária de autores que escrevem para jovens e adultos em processo de alfabetização. O concurso vai premiar nove escritores com R$ 10 mil cada um e elaborar uma publicação com os trabalhos vencedores, que será distribuída para escolas e bibliotecas públicas.  
 
Os candidatos podem competir em quatro categorias: prosa (conto, novela ou crônica), poesia, biografia e texto de tradição oral (em prosa ou em verso). Para cada uma delas, serão premiados dois autores.  
 
Esta é a segunda edição do Literatura para Todos. A novidade é que a competição vai premiar um escritor africano natural de um dos países de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. O autor africano ganhará o mesmo prêmio de R$ 10 mil, independente da categoria literária de seu texto.  
 
As obras devem ser enviadas à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) entre os dias 21 de junho e 21 de novembro. Segundo os organizadores do concurso, o prazo extenso foi definido para que os autores tenham tempo de produzir seus trabalhos. A divulgação dos resultados e a premiação serão realizadas em março de 2008. Em 2006, concorreram 2.095 obras na primeira edição do Literatura para Todos.  

Menu de acessibilidade