Comitê do Mercosul aprova propostas para a Educação

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O Comitê Coordenador Regional do Mercosul (CCR), que reúne técnicos em Educação de todos os países do bloco, reunido em Assunção (Paraguai), de 10 a 14 deste mês, aprovou o projeto Educação com Eqüidade, o lançamento de um concurso de redação para o ensino médio, a divulgação dos resultados do programa Educar na Diversidade nos Países do Mercosul, e discutiu o formato do Fundo Educacional do Mercosul (FEM) criado durante a 23ª reunião de ministros da Educação dos países membros, no Rio de Janeiro, em 22 de novembro de 2002. 
 
O projeto Educação com Eqüidade no Mercosul, aprovado por unanimidade, tem o objetivo de desenvolver políticas e ações de reversão do fracasso escolar na Educação fundamental e média, especialmente a repetência e a evasão nos sistemas públicos de ensino dos seis países. O CCR aprovou também a realização de um concurso de redação histórico-literário para os estudantes do ensino médio denominado Rotas do Mercosul que, na sua primeira edição, vai desenvolver o tema a figura do gaúcho. O concurso deve selecionar 36 alunos, seis de cada país, que ganharão uma viagem pelos países do bloco que têm na sua história e cultura a figura do gaúcho. De acordo com a Assessoria Internacional do MEC, o concurso deverá ser lançado em 26 deste mês, data comemorativa do Mercosul Educacional, mas sua realização em 2003 depende da definição de recursos tanto para a divulgação nas escolas como para a realização da viagem dos alunos vencedores. 
 
Fundo – O Comitê fixou 15 de abril como data-limite para o envio da carta dos ministros à secretaria Pro Tempore, hoje sob a responsabilidade do Paraguai, confirmando a aprovação do FEM e as propostas de contribuição financeira dos países membros e de organismos internacionais que constituirão o Fundo. Decidiu que, até 15 de maio, seja realizada uma reunião dos representantes dos ministros para a constituição do Comitê de Investimentos que tem, entre outras tarefas, a de elaborar um informe para ser apresentado na 24ª reunião de ministros da Educação do Mercosul, em seis de junho, em Assunção. 
 
Diversidade – Outra decisão do CCR, é de encaminhar à Organização dos Estados Americanos (OEA) um projeto de financiamento para a divulgação dos resultados do programa Educar na Diversidade nos Países do Mercosul, que se desenvolve em 30 escolas públicas de ensino fundamental, cinco em cada país, desde agosto de 2001, e que será concluído este ano. O objetivo desse programa é testar modelos de inclusão de alunos portadores de necessidades especiais, físicas ou psicológicas, em salas de aula comuns, com o envolvimento de todos os agentes escolares: professores, diretores, alunos, servidores, os pais e a comunidade do entorno da escola. 
 
Custeado com recursos da OEA e com material didático-pedagógico fornecido pelo Programa das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Educar na Diversidade envolve cerca de 600 professores, mais de 10 mil alunos e outros 500 profissionais da comunidade escolar. No Brasil, o programa acontece em cinco escolas públicas de Campo Grande, Ponta Porã e Dourados, todas em Mato Grosso do Sul que, juntas, reúnem mais de quatro mil estudantes 

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