Comissões vão discutir com ministro educação no campo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural promove audiência pública com a participação da Comissão de Educação para ouvir o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Os parlamentares querem discutir com o ministro a educação no campo.

Os deputados Zé Carlos (PT-MA) e Odorico Monteiro (PT-CE), que solicitaram o debate, querem conhecer melhor a proposta metodológica Pedagogia da Alternância e debater o Estado da Arte do Movimento Ceffas no Brasil (Centros de Formação por Alternância).

O preceito básico da Pedagogia de Alternância é “a vida no campo também ensina”. A proposta é usada em áreas rurais para mesclar períodos em regime de internato na escola com outras em casa. Por 30 anos, a receita foi aplicada no Brasil pelas associações comunitárias sem reconhecimento oficial. Agora, o Ministério da Educação (MEC) não apenas aceita a Alternância como quer vê-la ainda mais disseminadas. A metodologia foi criada por camponeses da França em 1935. O objetivo era evitar que os filhos de camponeses passassem a maior parte do tempo do dia em deslocamento –ida e vinda- à escola ou que tivessem de ser enviados de vez para morar em centros urbanos.

No Brasil, a iniciativa chegou com a missão jesuíta, no Espírito Santo, em 1969. Logo se espalhou por 20 Estados, em áreas onde o transporte escolar é difícil e a maioria dos pais trabalha no campo. Os alunos têm as disciplinas regulares do currículo do Ensino Fundamental e do Médio, além de outras voltadas à agropecuária. Quando retorna, para casa, devem desenvolver projetos e aplicar as técnicas aprendidas em hortas, pomares e criações.

Convidados

Também estão convidados para a audiência:

  • a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Maria Fernanda Ramos Coêlho;
  • a secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), Paulo Gabriel Soledade Nacif;
  • o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Ercílio Broch;
  • o presidente da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (Unefab), Antônio Baroni da Rocha;
  • a presidente do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), Amélia Filler;
  • o representante da União das Associações das Escolas Famílias Agrícolas do Maranhão (Uaefama), Vanderval Spadetti; e
  • a representante da Associação Regional das Casas Familiares Rurais (Arcafar), Antônia das Graças Santos Silva.

O debate será realizado na quinta-feira (18), a partir das 14 horas, no plenário 6.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

PL-3534/2012

Menu de acessibilidade