Começa encontro nacional do livro didático em Recife

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Ao abrir o 9º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro, que está sendo realizado na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, o diretor de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE/MEC), Daniel Silva Balaban, expôs aos cerca de 200 participantes que a principal função do FNDE, como autarquia do Ministério da Educação, é prover recursos e executar ações para o desenvolvimento educacional brasileiro. 
 
Balaban expôs também as modalidades de operação do órgão e seus principais programas, como o Programa Nacional do Livro Didático – que, este ano, distribuiu 110 milhões de livros a todos os alunos do ensino fundamental público do país –, e o Programa Nacional de Alimentação Escolar, que repassa recursos a todos os estados e municípios brasileiros para a merenda escolar de 36,4 milhões de estudantes das escolas públicas brasileiras. “Muitos desses programas surgiram a partir de sugestões colhidas em encontros como este. Estamos abertos a novas idéias e, por isso, é tão importante a contribuição de todos vocês para o sucesso de nossas ações”, afirmou. 
 
O coordenador-geral dos programas do livro do FNDE, Alexandre Serwy, falou a respeito das conquistas do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que comemora 20 anos no próximo dia 19 de agosto. Ele enfatizou a evolução na área pedagógica, com as avaliações sistemáticas dos livros didáticos, e também na parte operacional, com a agilidade dada ao processo de negociação e aquisição das publicações didáticas. 
 
Serwy destacou, ainda, algumas ações do PNLD para 2006, como a produção e distribuição de livros didáticos em braille, para crianças e jovens estudantes cegos, contendo o mesmo conteúdo dos livros utilizados pelos demais alunos.  
 
Ao falar dos avanços do PNLD nos últimos vinte anos, a diretora de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do MEC, Jeanete Beauchamp, ressaltou a necessidade de aperfeiçoar, no ensino fundamental, a utilização do dicionário escolar. Segundo ela, não se deve trabalhar apenas com o trabalho de um autor, mas com vários dicionaristas, acrescentando que, “antes, o aluno levava o dicionário para casa, mas, agora, trabalha com ele em sala de aula”. Segundo ela, entre os desafios do PNLD está “a participação ampla dos setores envolvidos na produção e na utilização do livro didático: professores, universidades, comunidade científica e secretarias municipais e estaduais de educação”. 
 
Rumos dos Programas dos Livros Didáticos para o Ensino Médio foi o tema da palestra da diretora de Políticas do Ensino Médio do MEC, Lucia Lodi. A professora adiantou que, até 2007, o Ministério da Educação irá distribuir livros didáticos de todas as disciplinas obrigatórias do currículo das três séries do ensino médio, para os estudantes matriculados em todas as escolas públicas brasileiras. Este ano, o Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM) distribuiu livros de português e de matemática para todos os alunos da primeira série do ensino médio das escolas públicas do Norte e do Nordeste. Em 2006, o programa se estenderá a todo o Brasil.  
 
“O livro didático do ensino médio é um instrumento fundamental de aprendizagem e um fator de inclusão social. Para o fortalecimento do programa são necessários a articulação e o desenvolvimento de uma ampla política do livro e da leitura, a formação inicial e continuada do professor e a produção de material de apoio, como livros regionais e periódicos”, salientou a educadora. 
 
Os textos de todas as palestras do 9º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro estão disponíveis na página eletrônica do FNDE, em Livro Didático do Ensino Fundamental / Consultas / 9º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro. 

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