Com ingressos esgotados, Bienal do Livro de São Paulo inicia com recordes de vendas em diversas editoras

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O primeiro fim de semana da Bienal Internacional do Livro de São Paulo trouxe corredores cheios, ingressos esgotados e relatos de recordes de vendas por parte de diversos expositores.

Somente no sábado (7), no segundo dia de evento, a Rocco já havia ultrapassado a venda total do primeiro final de semana da Bienal de 2022, com um resultado em faturamento 52% acima do primeiro sábado da última edição do evento de São Paulo, com filas para entrar no estande até 21h. Esse resultado foi a maior venda histórica da editora em um único dia numa edição da Bienal de São Paulo.

O mesmo relato veio da editora Planeta, que, a partir das expectativas criadas na Bienal de 2022, aumentou a área do estande em 70%. Segundo a editora, as vendas dos três primeiros dias de evento já ultrapassaram 120% dos valores da edição anterior.

A Sextante/Arqueiro também dobrou as vendas e cresceu 50% em faturamento em relação à edição de 2022. Na Sextante, no domingo (8), o título mais vendido foi A morte é um dia que vale a pena viver, de Ana Claudia Quintana Arantes. Na Arqueiro, os cinco títulos mais vendidos são da autora best-seller Ali Hazelwood. A hipótese do amor ocupa a primeira posição.

“Ontem (sábado) foi o melhor dia de venda em Bienal na história da Companhia das Letras”, disse a COO da Companhia das Letras, Mariana Zahar. “É uma alegria pra gente ver esse espaço lotado de jovens leitores e isso mantém a nossa esperança em transformar o país através da leitura”.

Na Intrínseca, a comparação do sábado com o mesmo dia da Bienal de São Paulo em 2022 também tem um número superlativo: o crescimento no volume de vendas foi de 82%. Comparando os primeiros dois dias (sexta e sábado) com a Bienal do Livro Rio 2023, o crescimento é de 44%.

O Grupo Editorial Record também celebrou um fim de semana de grande movimento em seu estande. Considerando as vendas computadas até 14h30 de domingo (8), a média de quantidade de exemplares que passaram pelo caixa já era superior ao do primeiro fim de semana de 2022. O resultado foi impulsionado pelo fenômeno norte-americano Colleen Hoover, que ganhou a companhia de duas autoras nacionais entre os cinco mais vendidos: Babi A. Sette, com O beijo da neve (Verus), e Elayne Baeta, com O amor não é óbvio (Galera), livro de 2019 que voltou às listas de mais vendidos depois que a best-seller baiana anunciou sua continuação.

“Uma Bienal para celebrar mais uma vez, para festejar o amor do público pelo livro. Sempre se diz que o Brasil não é um país de leitores e a gente tem a cada Bienal comprovado que isso não é verdade”, comemorou o diretor editorial do Grupo Editorial Record, Cassiano Elek Machado. “Uma vez mais o povo do livro fez o seu espetáculo, encheu os corredores. Para nós, editores, é um momento de glória, ter esse contato direto com os leitores. É muito bonito ver esse amor renovado do público pela leitura”. Cassiano ainda destacou a importância de o evento ter recebido o Presidente da República e de três ministros de Estado, que visitaram o evento na abertura e fizeram importantes anúncios para o segmento.

No Grupo Autêntica, o crescimento no primeiro final de semana foi de 63%. O movimento mostra que a meta inicial imposta pelo Grupo será ultrapassada e que o crescimento neste ano deve ser superior a 60%. No estande do Grupo, o destaque vai para literatura nacional e os gêneros como o romantasia. Nesse sentido, foi acertada a decisão de participar da Bienal com o estande identificado como Gutenberg, um dos sete selos da casa e, o que tem maior apelo entre os jovens. “Atribuímos este resultado à estratégia definida para nossa participação em 2024, com forte direcionamento para o público da Gutenberg e com a força do catálogo para o público juvenil e jovem adulto, que, de fato, é o maior consumidor em eventos desta natureza, mas não só: o mercado como um todo vem assistindo ao crescimento desses leitores e isso mostra que nossos investimentos na área estão corretos”, afirma Rejane Dias, diretora executiva do Grupo. Entre as sessões de autógrafo realizadas, a de Paula Pimenta foi o grande destaque, puxando ainda mais as vendas de seu livro mais recente, Minha vida fora de série 5.

“A Gutenberg não poderia estar mais feliz nesse primeiro final de semana da Bienal do Livro de SP. Foram dias de movimento muito intenso e um crescimento significativo em relação a edição do ano passado, no Rio de Janeiro. A presença do público jovem é a marca do evento, por isso preparamos uma seleção de títulos com apostas em fantasia e romance, além de uma programação com autoras como Paula Pimenta, Bruna Vieira, Lavínia Rocha, Laura Pohl e Paola Siviero”, comentou Flavia Lago, editora da Gutenberg.

O Grupo HarperCollins Brasil também relatou superar as expectativas no primeiro fim de semana. “Garantimos nestes três dias metade do faturamento de toda a última edição do evento em 2022”, explica a diretora de marketing e vendas do Grupo, Daniela Kfuri. “O público esgotou os ingressos de sábado e domingo, isso mostra que os leitores estão buscando se conectar cada vez mais com autores e com as editoras. É muito bom ver o público tão ávido por livros e reconhecendo suas editoras favoritas! Acompanhando o movimento de crescimento que estamos vendo na Harlequin, a editora garantiu o Top 3 de livros mais vendidos do estande, com destaque especial para a romantasia – gênero literário em ascensão – e sucesso do TikTok estrangeiro O despertar da lua caída e os nacionais Um salto para o amor, da Aione Simões, e Amor às causas perdidas, da Paola Aleksandra. Mantendo a tradição, os mais procurados em HarperCollins são os livros de J.R.R. Tolkien e do C.S. Lewis, com destaque para As crônicas de Nárnia. Em Thomas Nelson Brasil, a editora líder do segmento cristão, a ficção cristã ganhou ainda mais força, principalmente com as autoras Becca Mackenzie e Sara Gusella, e foi destaque junto ao livro É para o meu bem, da Fernanda Witwytzky”, Daniela Kfuri, Diretora de Marketing e Vendas do Grupo HarperCollins Brasil.

No estande Drummond/Loyola, também números positivos. Comparado ao primeiro fim de semana em 2022, o faturamento cresceu 50% e o volume de livros vendidos, 30%. “Novamente, percebemos o grande interesse dos jovens e adultos jovens pela literatura de aventura. Sucesso total”, comentou o sócio das livrarias, Vitor Tavares. “Nós livreiros estamos formando leitores. Os booktoks estão agitando bem também”, observou.

Os 10 mais vendidos da Rocco até o momento:
1. Powerless, de Lauren Roberts (romantasia)
2. Amêndoas, de Won-pyung Sohn (romance Coreano)
3. Quebrando o gelo, de Hannah Grace (romance de esportes)
4. O impulso, de Won-pyung Sohn (romance Coreano)
5. A hora da estrela, de Clarice Lispector
6. O abismo, de Celina de Ariane Castelo (romantasia)
7. As vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky (YA)
8. No calor do momento, de Hannah Grace (romance de esportes)
9. Box Jogos Vorazes, de Suzanne Collins
10. Lightlark, de Alex Aster (romantasia)

Mais vendidos da Planeta:
1. Quarta asa, de Rebecca Yarros
2. Chama de ferro, de Rebecca Yarros
3. Chama de ferro – edição especial limitada, de Rebecca Yarros
4. O caderno de maldades do Scorpio, de Maidy Lacerda
5. As aventuras de Mike 4 – A origem de Robson, de Gabriel Dearo e Manu Digilio

Mais vendidos Sextante:
1. As coisas que você só vê quando desacelera, de Haemin Sunim
2. A morte é um dia que vale a pena viver, de Ana Claudia Quintana Arantes
3. Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie
4. Dopamina, de Daniel Z. Lieberman e Michael E. Long
5. Essencialismo, de Greg McKeown

Mais vendidos Arqueiro no domingo (8):
1. A hipótese do amor, de Ali Hazelwood
2. Amor, teoricamente, Ali Hazelwood
3. Noiva, de Ali Hazelwood
4. A empregada, de Freida McFadden
5. A biblioteca dos sonhos secretos, de Michiko Aoyama

Mais vendidos Intrínseca até 16h de domingo (8):
1. Melhor do que nos filmes
2. Apostando no amor
3. Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong
4. Murdle
5. Impostora
6. Manual de assassinato para boas garotas
7. Vou te receitar um gato
8. Mil vezes amor
9. Coraline
10. Táticas do amor

Mais vendidos do Grupo Autêntica:
1. Minha vida fora de série 5, de Paula Pimenta
2. Depois dos 15, de Bruna Vieira
3. Entre 3 segredos (o último volume da trilogia Entre 3 mundos), de Lavínia Rocha; Paola Siviero, com o lançamento de
4. A torre do pântano dos ossos, de Paola Siviero
5. As garotas de Grimrose, de Laura Pohl
6. O homem do saco, de Camila Piva e Jefferson Costa
7. Sofia Marujo e a Escola de Piratas, de Estevão Ribeiro

Menu de acessibilidade