Coleção de cadernos fortalece a educação de jovens e adultos

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O mundo do trabalho é o tema central da coleção Cadernos de EJA (educação de jovens e adultos) que o Ministério da Educação está enviando às escolas e agentes públicos que trabalham na área. A coleção tem 14 volumes para uso do professor do ensino fundamental que leciona em classes da educação de jovens e adultos e 13 cadernos para atividades dos alunos na sala de aula. 
 
Para a coordenadora de educação de jovens e adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), Cláudia Veloso, ao abordar o trabalho sob 13 diferentes ângulos – mulher e trabalho, segurança e saúde no trabalho, economia solidária e trabalho, trabalho no campo – a coleção está atenta ao mundo de jovens e adultos que vêm do trabalho para a escola e pela linguagem que eles dominam. Composta de textos atuais de gêneros diferentes, tais como notícia, novela, conto, Cadernos de EJA têm o objetivo despertar nos adultos o interesse pela leitura. 
 
Com tiragem de 50 mil kits de 27 volumes impressos e seis mil CDs (com o mesmo conteúdo), a coleção permite ao professor estruturar seu trabalho de acordo com a realidade local ou regional. Se o professor, por exemplo, tem uma classe onde predominam trabalhadores rurais, ele poderá começar a atividade com o caderno Trabalho no Campo. Este caderno, explica Cláudia Veloso, traz, entre outros, textos sobre agricultura familiar, biodiesel, o mundo dos canaviais, crimes do latifúndio, demarcação de terras indígenas. Cada publicação é enriquecida com textos literários e ilustrações. No caderno Trabalho no Campo, os alunos poderão ler o poema Falando Sério, de Luis Fernando Veríssimo, e o conto indígena Um Homem que Trabalhou o ano Todo, de Yanahim Mahala Waura. 
 
A coordenadora de EJA explica que o material oferecido pelo MEC às redes públicas de ensino, não é de uso obrigatório, mas uma alternativa para o professor nas tarefas de planejamento e organização da atividade de formação do aluno. Os 13 cadernos do professor sugerem atividades para todas as disciplinas do ensino fundamental e correspondem aos temas dos cadernos do aluno. O professor recebe também um caderno metodológico que mostra as possibilidades de uso da coleção da 1ª a 8ª série do ensino fundamental. Cláudia Veloso informa que 80% da coleção impressa e em CD já foram para as escolas e redes públicas. 
 
Quem recebe — A coleção impressa segue para 42.733 escolas que ofereceram ensino fundamental para jovens e adultos em 2006 e para as 26 secretarias estaduais de educação e do Distrito Federal. Recebem uma coleção impressa e um conjunto de CDs: coordenações estaduais de EJA, 3.733 secretarias municipais de educação que tinham classes de jovens e adultos em 2006, núcleos de pesquisas sobre EJA das instituições de ensino superior e os fóruns estaduais e regionais de educação de jovens e adultos. As 1.830 secretarias municipais de educação que não tinham classes de EJA em 2006 recebem um conjunto de CDs. 
 
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