CFB homenageia instituição amiga

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Foi visivelmente emocionado que o ex-presidente do Instituto Nacional Pró-livro, Jorge Yunes, recebeu a condecoração, feita pelo Conselho Federal de Biblioteconomia ao instituto, na sua pessoa, reconhecendo-o como “amigo da Biblioteconomia”. 
 
A condecoração ocorreu no último dia 12 de maio, em Brasília, por ocasião da reunião nacional do Colegiado Setorial de Livro e Leitura, órgão do Ministério da Cultura criado para discultir as políticas nacionais de incentivo ao livro e à leitura. Na ocasião, o Pró-livro recebeu, pelo CFB, o título de instituição “amiga da biblioteconomia” no país. 
 
Segundo a presidente do CFB, Nêmora Arlindo, “a primeira edição do prêmio homenageou o Pró-livro porque esta foi a primeira instituição nacional que se colocou ao lado do Conselho no apoio ao Programa Mobilizador Biblioteca Escolar: construção de uma rede de informação para o ensino público. Com o apoio do instituto, nosso projeto ganhou mais visibilidade e solidez. E agora avança”, ela diz. 
 
Ao receber a placa e a condecoração no evento, Jorge Yunes entendeu o reconhecimento: “para mim, mais do que a homenagem da Biblioteconomia brasileira pelo trabalho intenso do Pró-livro, este é também um incentivo pessoal, pois toda a minha trajetória tem sido de dedicação a este desafio, crendo que o Brasil pode, sim, tornar-se um país de leitura, em todas as esferas”. 
 
À frente do Instituto, na condição de presidente, no biênio 2007/2009, Jorge Yunes conduziu a produção da obra “Retratos da leitura no Brasil”, que fundamentou as ações do Projeto Mobilizador da Biblioteconomia. A publicação, uma parceria do Instituto Pró-livro com a Imprensa Oficial do estado de São Paulo, investigou o comportamento do leitor brasileiro, conduzindo reflexões e debates sobre os resultados alcançados por pesquisa nacional realizada pelo Pró-livro sobre a temática.  
 
“Promover ‘Retratos da leitura no Brasil’ teve como principal objetivo possibilitar o acesso à análise de renomados especialistas sobre os resultados da pesquisa e evidenciar a situação da leitura no Brasil, contribuindo para ampliar esse debate e criar uma massa crítica sobre o assunto”, afirmou o agora vice-presidente do Instituto Pró-livro, Jorge Yunes. “Vamos avançar em compromisso e responsabilidade”, ele afirma. 
 
O Prêmio Amigo da Biblioteconomia no Brasil foi criado para fortalecer laços com instituições com objetivos afins aos da Biblioteconomia, quais sejam os de disseminar e democratizar o acesso às informações. 
 

Menu de acessibilidade