Cerca de 20% dos graduandos não leram nenhum livro em 2004

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Mais de 60% dos ingressantes e concluintes das IES públicas e privadas optam pela TV para se manterem atualizados sobre os acontecimentos do mundo contemporâneo, segundo dados do questionário socioeconômico do Enade 2004. 
 
Os ingressantes e os concluintes das IES públicas utilizam mais a TV para se manterem atualizados do que seus colegas das IES privadas. Estes, por sua vez, preferem a Internet. 
 
Perguntados sobre a freqüência com que lêem jornal, cerca de 1/3, entre ingressantes e concluintes de ambas as redes, declarou que o fazem “raramente” ou “algumas vezes por semana”. Entre ingressantes e concluintes das IES privadas, 16% declararam que lêem jornal diariamente; nas públicas, o percentual cai para cerca de 10%. 
 
Participaram do Enade 2004 alunos matriculados nas seguintes áreas do conhecimento: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia. 
 
Perguntados sobre a quantidade de livros que leram em 2004, ingressantes e concluintes de ambas as redes apresentaram o mesmo perfil: 65%, em média, declararam ter lido entre um e cinco livros, 20% não leram nenhum e apenas cerca de 10% leram mais que seis. A questão excluía livros escolares. 
 
Perguntados também quais os livros que mais lêem, 30% dos ingressantes e 20% dos concluintes das IES públicas declararam preferirem obras literárias de ficção. Entre os alunos das privadas, a maioria prefere livros técnicos: 23% dos ingressantes e 37% dos concluintes. Veja os quadro no site do INEP

Menu de acessibilidade