Cartilha para educador tem informação errada

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Livros didáticos voltados para professores da rede estadual de ensino, lançados há cinco dias pela Secretaria da Educação, apresentam erros graves de informação. 
 
Os problemas foram encontrados nas cartilhas para os docentes da 5a série de História e da 8a série de Geografia.  
 
As publicações fazem parte de 76 guias de trabalho elaborados pela Secretaria dentro de um projeto considerado inovador, em que, depois de anos, a rede de ensino volta a ter uma base curricular comum – até agora, eram os professores que definiam o que deveriam ensinar.  
 
Os “Cadernos do Professor” são destinados ao ensino fundamental II (5a a 8a séries) e ensino médio, para todas as disciplinas. Segundo informa o jornal “Diário de S.Paulo”, há erros primários nas páginas, como confundir século com milênio ou falhar ao localizar a Rússia no mapa. 
 
Um dos exercícios, por exemplo, questiona: “O século XXI começou no 2001 e terminará em qual ano?”. A resposta do livro do professor, que deve orientar as aulas em classe, indica como correta a alternativa “d”, ano 3000. A resposta correta é ano 2100, que não consta em nenhuma das cinco alternativas. 
 
Outro erro considerado grave pelos professores foi ensinar que a Rússia, que tem parte de seu território na Ásia e parte na Europa, está localizada integralmente no continente asiático. A Secretaria de Estado da Educação informa que o conteúdo das cartilhas foi elaborado por 40 educadores, a maioria deles autora de outros livros.  

Menu de acessibilidade