Campanha Nacional pelo Direito à Educação entrega presente de natal para equipe de Lula

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

No dia 18/12/03 integrantes da Campanha promoveram várias atividades em Brasília, dentro da ação direta de entrega do presente de natal (da Educação) para Lula.

Pela manhã, representantes do comitê diretivo da Campanha, crianças e jovens estudantes de escolas públicas de Brasília levaram até a rampa do Palácio do Planalto uma grande caixa de presente para Lula, contendo centenas de cartões postais pedindo mais investimentos para a  área. A Campanha já coletou mais de 100 mil cartões no Brasil.

O grupo  esperava ser recebido por Lula, mas o Presidente designou seu assessor especial, Delcimar Pires Martins e o subsecretário de Articulação Social,  Beto Cury, para encontrá-los.

A grande caixa de presente chegou de charrete  às 12h ao Palácio do Planalto justamente no momento em que o Presidente Lula  discursava sobre o seu balanço de governo, previsto inicialmente para  ocorrer às 10h30 pelo cerimonial do Palácio. A caixa ficou exposta por  alguns minutos na concorrida rampa do Palácio do Planalto e em seguida foi  entregue aos assessores. Na entrega, a coordenação e integrantes do Comitê  Diretivo fizeram discursos sobre o sentido da ação direta.

Às 15h, uma  comissão designada pelo Presidente Lula recebeu o comitê da Campanha e os  parlamentares deputado federal Carlos Abicalil (PT/SP) deputada federal Iara  Bernardi (PT/SP) e a senadora Ildeli Salvati (PT/SC).

Na reunião, Frei  Betto, assessor direto da Presidência, manifestou a preocupação com o “tom  duro“ da Carta da Educação, divulgada pela Campanha, e afirmou que o governo  deve divulgar no início do ano uma agenda positiva que apresente respostas  concretas às demandas colocadas pela Campanha, entre elas, a exigência de  uma reunião com o Presidente Lula e com a área econômica do governo para  discutir a situação do financiamento educacional (ver no site  www.campanhaeducacao.org.br os textos Carta da Educação e O que quer a Campanha?). 
 
Cartas da Educação e Pesquisa – Paralelamente à ação de entrega do presente da Educação, no Palácio do Planalto, um grupo de 8 pesquisadores do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) entregaram em mais de 500 gabinetes de deputados e senadores as caixas de ´Campatone´, que  continham, em vez do panetone, a carta da Educação – com o balanço do primeiro ano de governo Lula – e uma pesquisa para avaliar a posição dos parlamentares sobre a derrubada dos vetos ao PNE (Plano Nacional de Educação). O resultado da pesquisa será divulgado no início do próximo ano. Alguns parlamentares já enviaram para o DIAP e para a coordenação da  Campanha, em São Paulo, os seus formulários preenchidos. 
 
Congresso Nacional – No início da tarde do dia 18/12 integrantes da  Campanha participaram de uma audiência com o vice-presidente do Congresso Nacional, senador Paulo Paim (PT/RS). Na reunião, a comissão da Campanha, colocou a importância de Paim ajudar a articulação na luta pela derrubada dos vetos ao PNE (Plano Nacional de Educação), que constituem um obstáculo para o aumento do investimento para 7% do PIB. Paim e a senadora Ildeli  Salvati (PT/SC), também presente no encontro, comprometeram-se com a  realizaçãode uma reunião com os senadores petistas paradiscutir o tema. Paim também ressaltou a importância da Campanha levar esta pauta, assim como a do  Fundef, para o senador Aluizio Mercadante. 
 

Menu de acessibilidade