Câmara rejeita leitura didaticamente orientada nas escolas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Comissão de Educação e Cultura rejeitou na quarta-feira (9) o Projeto de Lei 3477/08, do deputado Claudio Cajado (DEM-BA), que inclui a leitura didaticamente orientada no currículo obrigatório da educação básica.

 

O objetivo do projeto, segundo seu autor, é permitir que os alunos aprendam de fato a ler e compreendam o que estão lendo, melhorando seu desempenho escolar.

 

Como tramita em caráter conclusivo e foi rejeitada na única comissão que lhe analisou o mérito, a proposta será arquivada caso não haja recurso para sua votação pelo Plenário.

 

Desnecessária

O relator, deputado Iran Barbosa (PT-SE), recomendou a rejeição da proposta por considerá-la desnecessária. “A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) já prevê como componente curricular obrigatório na educação básica o estudo da língua portuguesa, tanto na sua versão escrita como falada.”

 

O parlamentar observa que a prática da leitura orientada didaticamente, como parte do trabalho escolar, “não é e nem deve ser uma prerrogativa específica, pois pertence a praticamente todos os componentes curriculares”.

 

Íntegra da proposta:

§    PL-3477/2008

 

 

 

 

Menu de acessibilidade