Câmara de Educação Básica prioriza o Fundeb

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Na reunião extraordinária do Conselho Nacional de Educação (CNE), realizada nesta terça-feira, 6 de junho, os conselheiros da Câmara de Educação Básica destacaram o Fundo da Educação Básica (Fundeb). Segundo a presidente da Câmara de Educação Básica, Clélia Brandão Alvarenga Craveiro, a expectativa é muito grande para que a pauta do Congresso seja liberada, a fim de que o Fundeb, que é um tema de extrema importância, volte para votação. Clélia disse que a câmara está estabelecendo contato com o Congresso Nacional para dar andamento ao processo. “O Fundeb pode melhorar a atuação da educação básica, porque possibilita uma distribuição diferente dos recursos”, afirma.  
 
Ela revelou que na próxima quinta-feira, 8, a presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, deputada Neide Aparecida, vai se reunir com os conselheiros da Câmara de Educação Básica com o objetivo de estabelecer um vínculo maior e tratar de temas prioritários, como o Fundeb, o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que completa dez anos. O objetivo é aprofundar os estudos sobre esta lei. 
 
Outro destaque foi para o Plano da Câmara de Educação Básica 2006. A importância deste plano, segundo Clélia, decorre da necessidade de se ter um trabalho orgânico que possa contemplar as expectativas da comunidade, bem como áreas de estudo e de concentração de trabalho e de pesquisa. O plano é resultado de uma avaliação de dois anos de gestão da Câmara de Educação Básica, período no qual foi estabelecida uma meta de trabalho. 
 
Também foram debatidos outros 32 temas, entre os quais formação de professores, revisão das diretrizes curriculares e implantação de diretrizes anti-raciais. “São vários temas importantes que foram abordados, para que se tenha seqüência do trabalho que demos início, com participação cada vez mais efetiva da Câmara de Educação Básica”, disse Clélia.  
 
A câmara tem o seu trabalho voltado para o Sistema Nacional de Educação, com foco na educação básica e na educação superior. “Nossas reuniões são extremamente importantes, porque possibilitam aprofundar temas e trocar experiências”, finaliza a presidente.  
 

Menu de acessibilidade