Brasil se inspira em modelo de Singapura para transformar a educação nacional

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O país do Sudeste Asiático aplica estratégia de valorização e formação de professores no país. Singapura ostenta um dos melhores desempenhos nas avaliações internacionais de educação com base no modelo de valorização e formação dos professores. Com a finalidade de compartilhar boas experiências na área de ensino, o Ministério da Educação realizou uma visita para conhecer o modelo educacional adotado pelo país do Sudeste Asiático.

A comitiva, chefiada pelo ministro da Educação, Victor Godoy, foi recebida pelo ministro da Educação de Singapura, Ong Ye Kung. Entre os temas debatidos no encontro estão a atualização do currículo escolar e o aprimoramento da formação dos professores, prioridades da área educacional brasileira. A experiência bem-sucedida de Singapura inspirou países como Portugal e Inglaterra a reformularem seus currículos, principalmente nas áreas de matemática e língua inglesa.

Dando continuidade à agenda em Singapura, a comitiva brasileira também conheceu o Instituto Nacional de Educação do país (NIE), onde foram recebidos pelos professores Chang Chew Hung, Paul Teng e Tan Oon Seng. O Instituto, considerado um centro de excelência para a formação docente, corrobora o conceito de que toda transformação na educação passa pela valorização e formação dos educadores.

Parceria internacional

Nas últimas edições do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), Singapura obteve resultados excelentes. Em 2015, o país ficou em primeiro lugar no ranking mundial e em 2018, em segundo. O exame internacional mede o nível de conhecimento de estudantes, com 15 anos, em três áreas de conhecimento: leitura, matemática e ciências.

A fim de melhorar a educação do Brasil por meio de políticas públicas educacionais, que por sua vez impactarão os indicadores de desempenho em exames internacionais, o Ministério da Educação, por meio da Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), possui uma parceria com o NIE, no sentido de apoiar à melhoria da qualidade da educação no Brasil, por meio de pesquisas de avaliação e monitoramento das políticas públicas de alfabetização, e numeracia familiar. Na prática, o Instituto elaborou conteúdo de matemática para o desenvolvimento do curso de capacitação de alfabetizadores no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado (PBA).

Em breve, o material será disponibilizado na plataforma AVAMEC, dividido em mais de 30 módulos que abrangem ensino em números, realização de cálculos, comparações, comprimentos, interpretação das horas, massas e unidades monetárias. Conteúdo e script de direcionamento para as aulas, folhas de atividades e de avaliações para os alunos estão entre os materiais que serão disponibilizados.

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