Brasil precisa de convergência digital maior

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Além de patinar na formação de profissionais, o Brasil caminha a passos lentos em direção à convergência digital, de acordo com o índice da Brasscom, que mede os avanços tecnológicos de um país.

 

Em uma escala que varia de zero a dez, o Brasil atingiu 6,75, pequeno avanço ante os 5,85 registrados em 2008. Entre as áreas com maiores deficiências está a aplicação de tecnologias na educação. Apenas 57% dos alunos matriculados no ensino fundamental estudam em escolas com acesso à internet, considerando instituições públicas ou privadas.

 

Um dos problemas mais graves, porém, inclui a infraestrutura de conexão em banda larga. O país tem hoje uma das mais baixas velocidades de acesso à internet do mundo, média de 1,3  Megabit por segundo (Mbps), menos de 10% do que registra a líder mundial Finlândia, que apresenta 19,2 Mbps.

 

O Brasil também está atrás de países como Rússia, EUA e México. “Esse é um desafio com a chegada dos tablets, que precisarão de uma infraestrutura que suporte tráfego pesado de dados e vídeo”, diz Nelson Wortsman, da Brasscom. (CF)
 

Menu de acessibilidade