Brasil participou de Reunião de Ministros da Educação do G20

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A recuperação das aprendizagens durante o período pós-pandemia foi um dos temas levados pelo Brasil como referência para o debate com as principais potências mundiais. No dia 1º de setembro, os ministros da Educação do G20 reuniram-se em Bali, na Indonésia, para debater a respeito da educação universal de qualidade; tecnologia digital na educação; solidariedade e parcerias para melhorar a educação mundial.

A reunião, que ocorreu de forma híbrida, contou com a presença de membros do G20, um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia, países convidados e organizações internacionais. Durante o evento, presidido pelo ministro da Educação, Cultura, Pesquisa e Tecnologia da Indonésia, também houve espaço para a apresentação das estratégias de educação dos 26 países, detalhando mais de 150 programas educacionais e melhores práticas utilizadas.

Dentre os temas tratados que tiveram destaque está o desafio do cumprimento do direito à qualidade da educação e sua continuidade para todos e a qualquer momento, particularmente em tempos de crises, pandemias, desastres naturais, conflitos políticos em todo o mundo. O evento também reafirmou o compromisso de um amplo acordo, no qual busca-se alcançar um ambiente mais resiliente, equitativo, inclusivo, futuro pacífico e sustentável por meio da educação. Os representantes também reforçaram o princípio de que a educação é um direito humano e um fundamento para paz, tolerância e bem-estar comum da humanidade em consonância com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e nas declarações anteriores dos ministros da Educação do G20 nos anos de 2018, 2020 e 2021.

Durante o discurso do ministro da Educação, Cultura, Pesquisa e Tecnologia da Indonésia, que liderou os trabalhos neste ano, destacou-se a importância de avançar em direção ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4) estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que trata sobre o acesso a uma educação “inclusiva, equitativa e de qualidade”, para garantir o acesso à educação de qualidade a fim de promover a aprendizagem ao longo da vida.

Os ministros da Educação presentes também reforçaram em seus discursos a importância de trazer a voz do G20 para a Cúpula da Educação Transformadora de 2022, unindo esforços para ajudar a moldar um mundo mais pacífico, inclusivo, com igualdade de gênero e futuro sustentável para a humanidade e o planeta. No próximo ano, o encontro do G20 será presidido pela Índia e em 2024 pelo Brasil.

Brasil no G20

A recuperação das aprendizagens foi um dos temas levados pelo Brasil, a política referente a esse assunto foi considerada pelo Banco Mundial como um exemplo a ser difundido para mitigar os impactos da pandemia na educação.

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