Brasil marca presença na Cúpula de Educação da Ásia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Ministério da Educação (MEC) marca presença na Cúpula Asiática em Educação e Habilidades (Asian Summit on Education & Skills ─ ASES), que acontece entre os dias 19 e 21 de setembro. A Cúpula é parte do Fórum Mundial da Educação, e reúne ministros e outros tomadores de decisão de alto nível para discutir os desafios e as oportunidades para a melhoria da educação, incluindo países da Ásia e Oriente Médio, e países de outras regiões do mundo considerados parceiros estratégicos, como o Brasil.

A Cúpula traz discussões sobre o futuro da educação e a conexão entre o bem-estar dos estudantes e o desenvolvimento dos seus conhecimentos, habilidades e atitudes. Trata também da atualização de currículos como ferramenta para acelerar o aprendizado. Estão sendo debatidos, ainda, o papel da educação no desenvolvimento das pessoas, comunidades e sociedades, e a sustentabilidade, expansão e excelência dos sistemas educacionais.

Além disso, representantes do MEC participam da DIDAC Índia, considerada a maior feira de recursos educacionais da Ásia. A feira reúne cerca de 200 expositores de mais de 20 países, incluindo empresas de tecnologia, produtos e serviços de ponta para os sistemas educacionais.

Durante a missão na Índia, o MEC apresenta o cenário da educação superior no Brasil, projetos estratégicos em curso e os principais avanços obtidos até o momento. Serão realizadas ainda visitas técnicas a instituições de ensino superior indianas de destaque, como a Universidade Nacional Aberta Indira Gandhi (IGNOU), referência no ensino a distância; e ao Instituto de Ciências da Índia (Indian Institute of Science), classificado como uma das melhores universidades do país em rankings internacionais.

Brasil e Índia compartilham características e desafios semelhantes, como população grande e relativamente jovem, elevada demanda por educação, território extenso, infraestrutura em desenvolvimento e avanços tecnológicos significativos observados nos últimos anos. Isso faz com que haja grandes oportunidades de cooperação entre ambas as nações, resultando em uma aproximação dos países e construção de novas políticas e soluções que beneficiem as suas populações.

Os dois países também são parceiros em fóruns multilaterais relevantes, como os BRICS e o G20, que será presidido no próximo ano pela Índia, com o Brasil assumindo a presidência do grupo em 2024.

Menu de acessibilidade