Brasil e Portugal se unem para criar clube de leitura com temáticas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Social, da ONU

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Na Semana dos Objetivos Globais, criada para acelerar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS), as entidades do mercado editorial do Brasil e Portugal se uniram para viabilizar o projeto Clube de Leitura com temáticas ligadas aos ODS, da Organização das Nações Unidas (ONU) em Língua Portuguesa.

Por aqui, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), sessão brasileira do International Board on Books for Young People (Ibby), e a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab), participam do clube que irá reunir obras brasileiras infantis e juvenis que abordem a temática do desenvolvimento sustentável. Os títulos vão estar disponíveis na plataforma da ONU, que já conta com livros de diversos países e idiomas. Estar nesta lista é uma oportunidade de fazer com que esses livros se tornem referências bibliográficas em escolas públicas e particulares, com a chancela da ONU.

A CBL está trabalhando para lançar uma plataforma onde será possível inscrever as obras brasileiras, a FNLIJ será a responsável pela seleção dos títulos e a Febab vai dar todo apoio relacionado às bibliotecas públicas. O lançamento do Clube de Leitura em Língua Portuguesa acontecerá na Feira do Livro de Bolonha em 2021.

Também são membros do Clube a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (Apel) e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

Com o projeto, o Brasil passa a integrar um movimento global chamado SDG Book Club, desenvolvido pela ONU com o apoio da Associação Internacional de Editores (IPA), que tem a missão de disseminar os conteúdos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável entre crianças e jovens de todo o mundo por meio do acesso a livros e à literatura. A ONU espera alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável e transformar o mundo para melhor até 2030.

Menu de acessibilidade