Brasil é penúltimo em escolaridade no Mercosul

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Brasil ocupa a penúltima posição no ranking entre países do Mercosul, em relação ao número de pessoas que possuem o ensino médio na faixa etária de 25 a 64 anos. O levantamento, do World Education Indicators (WEI), realizado pela Unesco com dados de 1999, revela que 25,1% dos brasileiros possuem o ensino médio completo.  
 
O Chile ficou na melhor posição, com 44,4% das pessoas na mesma faixa etária que terminaram o ensino médio. Na Argentina e no Uruguai, respectivamente, 41,8% e 32,1% da população de 25 a 64 anos concluíram pelo menos esse nível de escolarização. Entre os cinco países pesquisados, o Brasil só ficou à frente do Paraguai.  
 
O estudo mostrou que a situação do Brasil também deixa a desejar em relação ao ensino superior. Dentre os países do Mercosul, apenas 7,5% dos brasileiros declararam ter feito um curso superior, contra 13,7% na Argentina, 9,5% no Chile e 9,1% no Uruguai.  
 
Os altos índices de repetência registrados no sistema educacional brasileiro também seriam responsáveis pelo mau desempenho do país. “Em função da repetência, as pessoas chegam no ensino médio e superior com idades muito acima da esperada. Isso contribui para jogar a estatísticas brasileiras para baixo“, constata o diretor.  
 
 

Menu de acessibilidade