Brasil e Argentina firmam convênio educacional

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Programas de intercâmbio de professores, produção de materiais didáticos e criação de um fórum de reitores são algumas ações que fazem parte do Memorando de Entendimento assinado sexta-feira, 6, em Buenos Aires, Argentina, pelos ministros da Educação do Brasil, Cristovam Buarque, e da Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina, Daniel Filmus, pelo diretor do Instituto Internacional de Planejamento da Educação da Unesco, Juan Carlos Tedesco, e pelo representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein. 
 
A ação conjunta dos dois ministérios visa desenvolver uma educação de qualidade, criar condições de acesso e permanência dos alunos na escola, consolidar a integração e aprofundar a cooperação entre os sistemas educacionais do Brasil e da Argentina. Para alcançar esses objetivos, os países se comprometem a desenvolver políticas e uma série de ações divididas em áreas que vão do ensino básico à pós-graduação. 
 
Formação de professores – O acordo prevê a execução de um programa de intercâmbio de diretores de escolas argentinas e brasileiras para trabalhar temas comuns, além de desenvolver programas e trocar informações sobre formação de docentes. 
 
  Materiais didáticos – Os dois ministérios devem trabalhar na elaboração de recursos didáticos e audiovisuais, que serão usados no ensino de Espanhol e de Português nas escolas argentinas e brasileiras; estimular as editoras a produzirem materiais didáticos destinados ao ensino das duas línguas e à difusão da cultura, abrindo a possibilidade de associação entre as editoras; incluir, gradativamente, nas bibliotecas escolares traduções de obras da literatura infantil e infanto-juvenil de autores dos dois países e dicionários espanhol-português/português-espanhol; e trocar informações sobre materiais didáticos — vídeos e softwares — usados na educação a distância no Brasil e na Argentina com a finalidade de fazer co-produções desses materiais. 
 
 Ensino de línguas –. O memorando prevê o desenvolvimento de ações que permitam a equiparação de certificados dos professores de Espanhol ou de Português nos dois países. Para chegar a isso, os dois ministérios devem definir critérios de equivalência entre a formação de nível terciário do sistema argentino e a formação superior aplicada no Brasil; desenvolver um programa de intercâmbio para que professores assumam funções de assistentes de idioma em cada um dos países; elaborar um programa de estágios mediante o qual professores argentinos possam ensinar Espanhol no Brasil e professores brasileiros possam ensinar Português na Argentina. 
 
Educação Superior – Incentivar a criação de um fórum de reitores de universidades brasileiras e argentinas para analisar temas de interesse comum, inclusive relacionados à ciência e tecnologia; constituir um grupo de trabalho permanente entre a Secretaria de Educação Superior (SESu) do MEC e a Secretaria de Políticas Universitárias da Argentina para fortalecer a integração e a cooperação; estabelecer mecanismos que favoreçam a mobilidade de estudantes dos dois países, que contribuam para o desenvolvimento de um sistema de transferência de créditos de cursos universitários e que conduzam ao reconhecimento dos estudos. 
 
 Ao final do documento, os ministros manifestam apoio à continuidade do Programa de Centros Associados de Pós-Graduação Argentina/Brasil (CAPG-BA) para a integração educacional e formação de recursos humanos na pós-graduação. Seu objetivo é estimular a associação entre programas de doutorado das universidades pelo reforço recíproco das atividades de ensino e pesquisa. Do lado brasileiro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é responsável pelo programa, cabendo à Argentina a Secretaria de Políticas Universitárias. Cristovam Buarque e Daniel Filmus manifestaram, ainda, interesse em fortalecer o processo de internacionalização dos organismos de avaliação do sistema universitário por meio do intercâmbio de profissionais técnicos das agências de avaliação e ingresso universitário da Argentina (Coneau) e do Brasil (Capes). 
 

Menu de acessibilidade