Brasil atinge patamar de 56% de crianças alfabetizadas

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Em 2023, 56% das crianças brasileiras das redes públicas alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental. Os dados foram apresentados no 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado nesta terça-feira, 28 de maio, pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, em reunião com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e com governadores no Palácio do Planalto.

Com esse resultado, o Brasil recuperou o desempenho de alfabetização anterior à pandemia de covid-19. Essa foi uma meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano passado, por meio do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O novo Indicador é 20 pontos percentuais (p.p.) maior do que o desempenho apresentado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, além de estar 1 p.p. acima da avaliação de 2019 (55%).
O Indicador Criança Alfabetizada pode ser calculado a partir do alinhamento nacional dos dados apurados pelas avaliações aplicadas pelos estados em 2023, tendo contado com a participação de 85% dos alunos das redes públicas brasileiras.
Números – Os resultados indicam que 19 estados alcançaram percentuais superiores aos do Saeb 2019. Desses, alguns registraram mais de 10 p.p., como Rondônia e Maranhão. O indicador não contempla dados do Acre, de Roraima e do Distrito Federal, já que essas unidades da Federação (UFs) ainda não implementaram o sistema estadual de avaliação.
Rede Pública  Avaliações  Metas 
2019    2021   2023   2024   2025   2026   2027   2028   2029   2030
Brasil 55 36 56 60 64 67 71 74 77 > 80
Alagoas 39 30 44 50 56 61 67 72 76 > 80
Amapá 25 19 42 48 54 60 66 71 76 > 80
Amazonas 44 29 52 57 61 66 70 73 77 > 80
Bahia 41 24 37 43 50 57 64 70 75 > 80
Ceará 73 45 85 >80 >80 >80 >80 >80 >80 >80
Espírito Santo 62 46 68 70 72 74 75 77 79 > 80
Goiás 63 39 67 69 71 73 75 77 78 > 80
Maranhão 33 23 56 60 64 68 71 74 77 > 80
Mato Grosso 52 22 55 59 63 67 71 74 77 > 80
Mato Grosso do Sul 41 31 47 53 58 63 68 72 76 > 80
Minas Gerais 64 43 60 63 66 70 72 75 78 > 80
Pará 37 37 48 54 59 64 68 73 77 > 80
Paraíba 45 39 51 56 61 65 69 73 77 > 80
Paraná 68 40 73 74 75 76 77 78 79 > 80
Pernambuco 45 28 59 62 66 69 72 75 78 > 80
Piauí 50 37 52 57 62 66 70 74 77 > 80
Rio de Janeiro 49 27 52 57 61 66 70 73 77 > 80
Rio Grande do Norte 32 18 37 44 51 57 64 70 75 > 80
Rio Grande do Sul 68 35 63 66 69 71 74 76 78 > 80
Rondônia 46 25 65 67 70 72 74 76 78 > 80
Santa Catarina 69 55 61 65 67 70 73 75 78 > 80
São Paulo 60 41 52 57 61 65 70 73 77 > 80
Sergipe 31 20 31 38 46 54 61 68 75 > 80
Tocantins 38 14 44 50 55 61 67 72 76 > 80
Metas – Para os próximos anos, o MEC estabeleceu metas progressivas nacionais de alfabetização dos estudantes da rede pública, seguindo o padrão nacional de desempenho da criança alfabetizada. Esse padrão foi estabelecido em 743 pontos na escala do Saeb pela Pesquisa Alfabetiza Brasil, aplicada pelo Inep para determinar o ponto de corte que indica a alfabetização de uma criança ao final do 2º ano do ensino fundamental.
Criança Alfabetizada – O inédito alinhamento dos sistemas de avaliação dos estados ao Saeb é fruto do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo MEC em 2023. O foco da política é assegurar que todos os estudantes brasileiros estejam alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental, além de recompor as aprendizagens, com ênfase na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º anos afetadas pela pandemia.
O Compromisso teve adesão de 5.558 municípios e de todos os estados brasileiros, que receberam o investimento de mais de R$ 1 bilhão. Além do alinhamento do Sistema de Avaliação, sua estrutura envolve diversas iniciativas atribuídas ao MEC e aos entes federados:
Política de alfabetização – Ao aderirem ao Compromisso, as redes estaduais precisam elaborar sua política de alfabetização em regime de colaboração com seus municípios. Para apoiá-las, o MEC já investiu R$ 38,2 milhões em bolsas para mais de 7 mil profissionais da Rede Nacional de Articuladores de Alfabetização (Renalfa), em todos os municípios e estados do Brasil. Ao todo, 19 estados já instituíram suas políticas de alfabetização, e 8 estão em fase de finalização.
Comitês Estratégicos – Outra iniciativa necessária é a instituição, por parte das redes estaduais, dos Comitês Estratégicos Estaduais, a fim de coordenar estratégias locais em prol da alfabetização. Já foram criados 25 comitês, que envolvem 99,7% dos municípios brasileiros.
Formação de professores e gestores – Quanto à formação de professores e gestores, o MEC já investiu R$ 667 milhões, com o intuito de alcançar 1.065.488 profissionais. A formação para os professores da educação infantil acontece em parceria com 34 universidades públicas.
Infraestrutura – No que diz respeito à infraestrutura física e pedagógica, o MEC investiu R$ 156 milhões para a criação de 126 mil Cantinhos da Leitura em 38 mil escolas de todo o País, além de outros R$ 218 milhões para a distribuição de 10 milhões de materiais de apoio à alfabetização para docentes e estudantes.
Boas práticas – Como forma de reconhecimento de boas práticas das secretarias de educação, está prevista, no âmbito do MEC, a criação do Selo Compromisso com a Alfabetização e de uma premiação para as redes públicas com base no atingimento das metas pactuadas.
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