Boletim Todos Pela Educação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Todos Pela Educação comemora seu primeiro aniversário 
 
“Na minha carreira, já fui várias pessoas: Nina, Paola, Fabiana. Mas hoje estou aqui como cidadã. Para falar de um assunto que deveria ser a prioridade número 1 do Brasil, que deveria estar nas esquinas, nas praças, nas casas de cada brasileiro, porque é a base de um futuro melhor para o nosso país: a Educação”. Com esta frase, a atriz Maria Fernanda Cândido abriu a comemoração do primeiro aniversário do Todos Pela Educação, na última terça-feira, 18 de setembro, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.  
 
Conduzido pelo jornalista Chico Pinheiro, o evento reuniu 450 pessoas, dos mais diversos setores da sociedade, incluindo o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e a secretária de Educação de São Paulo, Maria Helena Guimarães de Castro, representando o governador José Serra. Em duas horas, os participantes do evento conseguiram mostrar que é possível dar um futuro melhor para crianças e jovens brasileiros, e que o momento é agora.  
 
O diretor-executivo do Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos, apresentou as ações do primeiro ano e os desafios para o próximo ano: “Estamos muito felizes de comemorar o primeiro aniversário e sabemos que temos o desafio de contribuir para que a sociedade brasileira alcance as 5 Metas”, disse ele ao descrever a estratégia do movimento. 
 
Em seguida, o ministro da Educação, Fernando Haddad, subiu ao palco para falar sobre o Plano de Desenvolvimento da Educação e enfatizar a importância da sociedade civil na construção de um projeto de Nação para a Educação. “A Educação só vai melhorar quando houver envolvimento de toda a sociedade”. 
 
Esse envolvimento se traduz nas mais de 600 adesões formais ao Todos Pela Educação, em apenas um ano, sem esquecer os milhões de brasileiros que fazem a sua parte, dia após dia, de norte a sul do País. Para prestigiar todos esses cidadãos, o presidente do Todos Pela Educação, Dr. Jorge Gerdau Johannpeter, junto com os coordenadores das comissões do Todos Pela Educação, fez uma homenagem a seis instituições parceiras. “A partir desse trabalho, acredito que vamos conseguir um maior desenvolvimento social para o Brasil”, enfatizou ele. 
 
Se queremos envolver todo o País, não podemos parar por aqui. O rapper MV Bill concorda, e foi ao evento para contar um pouco de sua história e mostrar que acredita no Todos Pela Educação, deixando claro que “o que transforma mesmo um País é a união de todos”. Após seu depoimento, dez novos parceiros subiram ao palco e assinaram o termo de adesão do Todos Pela Educação, representando as novas parcerias. 
 
Por fim, ficou claro que é preciso unir esforços e multiplicar a mensagem para falar com todo o Brasil. E o publicitário Nizan Guanaes foi ao palco apresentar a nova campanha de rádio e televisão do Todos Pela Educação, desenvolvida pelas agências do Grupo Ypy. A campanha de mídia impressa foi desenvolvida pela Lew´Lara, e a de internet, pela TV1. 
 
“Foi uma noite de grandes alegrias. Ver todos esses parceiros, das mais diversas ideologias, crenças e áreas de atuação, unidos em torno de um objetivo comum, garantir Educação de qualidade para todas as nossas crianças e jovens, nos enche de esperança e nos fortalece para continuarmos a caminhada rumo a 2022. O Brasil nunca viveu um momento tão propício a transformações profundas”, concluiu Milú Villela, coordenadora da comissão de articulação do Todos Pela Educação. 
 
 
 
Mozart Neves Ramos apresenta as realizações de 2007 
 
Um ano de Todos Pela Educação. Como foi a atuação do movimento neste primeiro ano? Quais as conquistas que o movimento obteve? Quais os planos para o próximo ano? Todas estas questões foram respondidas na apresentação de Mozart Neves Ramos, diretor-executivo do Todos Pela Educação.  
 
Ele começou contando um pouco da estratégia da organização: “o Todos Pela Educação é uma organização social 100% financiada pela iniciativa privada, uma organização servidora, que pressupõe a participação de todos. O movimento tem como base 5 Metas, que devem ser alcançadas até 2022, e, para isso é importante trabalhar a oferta e demanda por Educação de qualidade para todos”. Em seguida, explicou as 5 Metas, e apresentou os três pilares em que o movimento está baseado para atingi-las: articulação, comunicação e conteúdo.  
 
Ao longo desse primeiro ano, o Todos Pela Educação viajou de norte a sul do País. Foram mais de 100 participações em eventos e seminários, com palestras que contribuíram para fomentar o debate sobre a Educação brasileira. Aliado a isso, a área técnica produziu informações sobre o desempenho de cada estado em relação às 5 Metas, e divulgou orientações sobre como cada um pode ajudar a melhorar a Educação. 
 
Mozart relatou que o movimento teve uma atuação de destaque junto à mídia, ajudando e dando suporte a jornalistas empenhados em colocar a Educação em pauta. Neste primeiro ano, pudemos observar um aumento da cobertura da mídia sobre o tema. 
 
Outra conquista foi a articulação com poder público, organizações sociais e iniciativa privada. O movimento teve participação importante nas discussões do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e hoje tem papel central na mobilização pela eliminação progressiva da incidência da DRU na Educação, ampliando os recursos investidos na qualidade do ensino. Além da União, Mozart destacou as parcerias com estados e municípios, com o importante apoio do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Sem deixar de lado empresas, organizações sociais e veículos de comunicação, que também têm colocado foco na melhoria da Educação. 
 
“Foram grandes conquistas, mas isso tudo não é nada diante do que ainda falta para que todos nós possamos atingir o ideal de Educação de qualidade para todos, expresso nas 5 Metas. O caminho é longo, muitas vezes difícil, mas tenho certeza que valerá a pena percorrê-lo. Principalmente com vocês caminhando junto”, afirmou Mozart, destacando os próximos passos do movimento. 
 
Neste segundo ano, o Todos Pela Educação colocará seus esforços na consolidação das novas adesões, na implementação de campanhas de comunicação e mobilização, e no lançamento do De Olho na Educação, um observatório completo, para todos que querem conhecer e entender a Educação brasileira. 
 
 
 
Todos Pela Educação lança campanha de comunicação 
 
Para que cada brasileiro faça a sua parte pela melhoria da Educação, precisamos que a mensagem chegue a todos os corações e mentes, em cada um dos cantos do País. E nada melhor que uma campanha de rádio e televisão, falando as diversas linguagens do Brasil, e tocando os mais diferentes públicos.  
 
Pensando nisso, o publicitário Nizan Guanaes subiu ao palco para apresentar a campanha de comunicação do Todos Pela Educação. “Eu vim aqui pedir. Vim pedir a participação de todos vocês para divulgar essa campanha e mudar o país. O Brasil precisa de vocês”, exclamou o publicitário, chamando todos os veículos de comunicação presentes a ajudar na divulgação da mensagem. 
 
A campanha é composta por um VT de televisão, spots de rádio e anúncios de mídia impressa e internet. A campanha de TV foi criada pelas agências do Grupo Ypy, de Nizan Guanaes, e produzida pela Conspiração Filmes. Contou com as participações dos artistas Angela Vieira, Camila Pitanga, Dira Paes, Gabriela Duarte, Isabel Filardis, Lucio Mauro Filho, Mariana Ximenes, Rodrigo Lombardi e Sérgio Marone. Em dois VTs, de 27 e 57 segundos, os atores apresentam o movimento e as 5 Metas e chamam a população a se unir a essa grande mobilização por Educação de qualidade para todos. 
 
A campanha de rádio conta com a participação de conjuntos e cantores conhecidos, que colocam a serviço da causa suas músicas mais famosas, com letras que falam sobre a importância de termos Educação de qualidade para todos e sobre as 5 Metas. Os spots também foram criados pelo Grupo Ypy, e produzidos em parceria com as emissoras Nativa, 89FM e Alpha. Já gravaram CPM 22, NXZero e Fábio Júnior, e as gravações continuarão nas próximas semanas, com novas bandas. 
 
E a mídia impressa não ficou de fora. A agência Lew, Lara desenvolveu a campanha para veiculação em jornais e revistas, folhetaria e folders, e a TV1, a campanha de internet. 
 
Todos que participaram das campanhas trabalharam voluntariamente, maquiadores, atores, diretores, agências, produtoras, rádios. Cada um doou um pouco de seu tempo, trabalho e talento pelo futuro das crianças e jovens brasileiros. 
 
Venha você também fazer a sua parte pela melhoria da Educação brasileira. Com você caminhando junto, o Brasil chega lá! 
 

Homenagem a todos que trabalham por uma Educação de qualidade

“Se quisermos ter Educação de qualidade para todos, temos que ter todos pela qualidade da Educação”. Esse ideal ganhou forma e se concretizou no primeiro ano do Todos Pela Educação. Foram centenas de adesões formais ao movimento, sem deixar de lado os milhões de brasileiros que fazem sua parte dia após dia, por um País melhor.

Para simbolizar cada um desses cidadãos, o Todos Pela Educação fez uma homenagem a seis instituições, que estiveram conosco nestes 12 meses e tiveram um papel fundamental para a melhoria de Educação brasileira.

A homenagem foi feita por Dr. Jorge Gerdau, presidente do Todos Pela Educação, junto com Danilo Miranda, membro do conselho de governança do movimento e diretor regional do Sesc Sp, e os coordenadores das quatro comissões do Todos Pela Educação: Ana Maria Diniz, da comissão de comunicação; Luis Norberto Pascoal, da comissão de relações institucionais; Milú Villela, da comissão de articulação; e Viviane Senna, da comissão técnica.

Cada um deles entregou uma placa de agradecimento a um representante das organizações homenageadas. Eram eles Cleuza Repulho, presidente da Undime; Denise Aguiar, presidente do Gife; ministro Fernando Haddad e a secretária de Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda, do Ministério da Educação; Maria Auxiliadora Rezende, presidente do Consed; Marie-Pierre, representante do Unicef no Brasil; e Vincent Defourny, representante da Unesco no Brasil.

O grupo simboliza a heterogeneidade brasileira e mostra que diferentes atores, trabalhando com um único foco, conseguem um resultado muitas vezes maior.

E um convite a todos que querem participar

O grupo ainda não está completo. Como disse Chico Pinheiro “A mudança que precisamos promover depende do envolvimento de todos os brasileiros, é fundamental que a gente amplie essa rede, pois só assim teremos condições de cumprir a gigantesca, mas certamente triunfante, missão de dar as nossas crianças e jovens a educação pública de qualidade que têm direito e merecem”.

Pensando nisso, dez novos parceiros a subiram no palco e assinaram o termo de adesão ao movimento, representando todas as adesões que virão no segundo ano do Todos Pela Educação.

Os novos parceiros são: Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), representada por José Paulo Soares Martins; Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV), com Daniel Slaviero; Afroreggae, representado por José Júnior; Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior), representada por Arquimedes Ciloni; ANJ (Associação Nacional dos Jornais), com Antonio Athayde; Atletas Pela Cidadania, representada por Raí Oliveira; CNPG (Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça, o CNPG), com Laila Shukair; FNP (Frente Nacional dos Prefeitos), com Durval de Carvalho; IBGE, representado por Francisco Garrido; e Pastoral da Criança, representada pela Dra. Zilda Arns. “Vamos trabalhar juntos, para que toda a comunidade sinta que a escola melhora quando todos participam”, comentou ela.

Quando todos os representantes assinaram, Chico Pinheiro anunciou a entrada da pessoa mais importante do evento. “Agora é a vez da pessoa mais importante deste evento vir aqui, porque é o foco da nossa atenção: uma aluna. Sophia venha cá. A Sophia vai recolher o compromisso que cada uma dessas instituições assumiu com a Educação pública do Brasil”. A aluna subiu ao palco e recolheu os termos, sob os aplausos da platéia.

Menu de acessibilidade