Boletim PNLL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Seminário discute planos sobre o livro e a leitura no Mercosul  
 
Realizado em 27 e 28 de novembro, no Rio de Janeiro, o seminário “Planos Nacionais do Livro e Leitura no Mercosul” marcou um intenso debate entre representantes do setor do livro e leitura do Brasil, Argentina, Chile e Venezuela. Organizado pelo Plano Nacional de Livro e Leitura do Brasil em parceria com o Minstério da Cultura (MinC) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), o evento promoveu a troca de experiências entre os países da região e a consolidação de políticas nacionais de livro e leitura. No final do seminário, foi produzido um relatório que traz uma série de recomendações baseadas na integração entre os países do Mercosul em favor de ações ligadas aos planos de livro e leitura. O conteúdo integral do documento pode ser acessado diretamente no site. 
 
PNLL é tema de palestra em Fortaleza (CE)  
 
Em 4 de dezembro, o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) será apresentado aos professores, bibliotecários, escritores, livreiros, editores, gráficos e agentes de leitura do Ceará. José Castilho Marques Neto, secretário executivo do PNLL, fala em uma palestra transmitida em sistema de videoconferência sobre os objetivos do plano que busca disseminar o gosto e o entendimento da leitura no Brasil. Na ocasião, Fabiano dos Santos (coordenador de Políticas do Livro e Acervos da SECULT) também apresentará o Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL) cuja prioridade é transformar a qualidade da capacidade leitora do Brasil. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (85) 3491-7868 ou (85) 8802-9656 ou pelo e-mail caixeiroviajantedeleitura@gmail.com.  
 
Secretário executivo do PNLL visita Salvador (BA) 
 
Em 5 de dezembro, José Castilho Marques Neto parte para Salvador (BA) com o objetivo de prosseguir a difusão das ações do PNLL em diversas capitais do Nordeste. O secretário executivo do PNLL profere uma palestra no auditório da Biblioteca Central Reitor Macedo Costa. Mais informações podem ser obtidas pelo pelo telefone (71) 3263 6160 com Damares ou Andréa e a confirmação de presença deve ser realizada pelo e-mail secretaria@pnll.gov.br ou edufba@ufba.br. 
 
Prioridades para o setor do livro e leitura serão debatidas 
 
O PNLL será tema da próxima reunião da Câmara Setorial do Livro, Leitura e Literatura (CSLLL) em Brasília. Em 19 de dezembro, representantes da CSLLL ao lado do conselho diretivo e da coordenação executiva do PNLL vão debater o plano nacional do livro e leitura e escolher prioridades para os próximos quatro anos de mandato do presidente Luiz Ignácio Lula da Silva.  
 
Cadastre sua ação no site do PNLL  
 
Desde o lançamento do site do PNLL, em março deste ano, o número de projetos cadastrados dobrou. Hoje já são mais de 380 ações cadastradas (destas, 260 já estão publicadas) que integram um dos quatro eixos temáticos. Para incluir um novo projeto, o usuário deve acessar o link e preencher os dados. O projeto para ser publicado no Mapa de Ações do PNLL deve se enquadrar nos objetivos do PNLL – a disseminação do livro e da leitura no país. A equipe técnica do PNLL verifica possíveis erros de digitação, clareza das informações e eventualmente adapta os textos para a Internet antes de publicá-los. 
 
Banca leva jornais e revistas às escolas de Itaguaçu (ES) 
 
Em Itaguaçu (ES), os alunos de escolas públicas recebem periodicamente uma visita especial. Trata-se do projeto Leitura Itinerante que leva jornais, revistas, histórias em quadrinhos e pôsteres para a sala de aula. A parceria com uma banca de jornais e revistas do município garante aos alunos o contato com textos que não são convencionalmente trabalhados nas escolas, despertando o interesse por outros suportes da cultura letrada.  
 
Jornal Aldrava Cultural ganha versão digital 
 
Já está no ar o site do Jornal Aldrava Cultural que integra o Eixo 3 (Valorização da Leitura e Comunicação) do PNLL. A versão digital do Aldrava Cultural traz poemas, artigos e dicas de livros. Os temas transitam entre artes plásticas e cultura literária. O site ainda disponibiliza os números antigos na versão impressa.  
 
Novos anúncios de PACs  
 
No dia 24 de novembro, a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo divulgou mais uma lista de selecionados e suplentes do Programa de Ação Cultural (PAC) – Revelação de Autor Inédito (PAC 11), Apoio a Bolsa de Incentivo à Criação Literária (PAC 12) e Concurso de Edição de Livro pelo Escritor (PAC 26). Para conhecer os resultados clique aqui no link e conheça os vencedores. 
 
Pesquisa aponta aumento do número de bibliotecas públicas em municípios 
 
A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) aponta que cresceu o número de cidades que têm biblioteca pública entre 1999 (76,3%) e 2005 (86%). Porém, detectou um decréscimo de 11,4% no número de cidades com livrarias. Dentro da análise dos chamados “equipamentos culturais e meios de comunicação“, o único que apresentou queda foram as livrarias.  
 
Escolas públicas recebem histórias em quadrinhos  
 
O Ministério da Educação incluiu livros de histórias em quadrinhos e de imagens na nova coleção “Programa Nacional Biblioteca da Escola” (PNBE/2006). Dom Quixote em quadrinhos, de Antônio Carlos Tironi Galhardo; Toda Mafalda, de Quiño e Santô e os pais da aviação, de João Spacca de Oliveira são alguns desses livros. Os acervos chegarão às 46.700 escolas públicas de ensino fundamental no início do próximo ano. São 7,5 milhões de livros de três acervos da coleção PNBE, beneficiando cerca de 14 milhões de alunos da 6ª à 8ª série do ensino fundamental. Escolas com até 150 alunos receberão um acervo com 75 títulos; as escolas com 151 a 300 alunos ganharão um acervo com 150 títulos; e aquelas com mais de 300 estudantes, um acervo com 225 títulos. 
 
MEC edita conjunto de livros para formar leitores  
 
O Ministério da Educação acaba de editar 4,5 mil exemplares do kit “Política de Formação de Leitores”, a ser distribuído, no próximo semestre letivo, nas escolas públicas de ensino fundamental. Intitulado Por uma Política de Formação de Leitores, o primeiro volume do kit contém um breve histórico do MEC nas áreas da leitura, do livro e da biblioteca escolar. O segundo volume, Biblioteca na Escola, explica como deve ser organizada uma biblioteca ou como elas podem ampliar atividades de leitura. Já Dicionários em Sala de Aula contém orientações aos professores sobre o uso desta importante ferramenta de ensino.  
 
Rua do livro é inaugurada em São Paulo 
 
Nos dias 9, 16 e 23 de dezembro, a calçada da Pinacoteca do Estado, na cidade de São Paulo, abrigará o projeto Rua do Livro. Por conta de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura Municipal de São Paulo e Abaçaí Cultura e Arte quinze tendas venderão livros a preços populares. Os editores e livreiros interessados em participar devem se inscrever pelos telefones (11) 3351-8197 / 8283 / 8248 ou pelo e-mail: vantoni@.sp.gov.br. 
 
Encontro estabelece políticas culturais para a música clássica 
 
Em 7 de dezembro, São Paulo vai sediar o 2° Encontro Nacional para uma Política Cultural da Música Clássica Brasileira (ECNAC). O objetivo é analisar e ratificar as diretrizes do documento que estabelece um plano nacional de políticas culturais para o setor e que será entregue ao Ministério de Cultura. O encontro conta com a presença de Alfredo Manevy, secretário de Políticas Culturais do MinC, Claudio Jorge, gerente de projetos Petrobras e Peter O´Sagae, assessor técnico acadêmico do PNLL que fala sobre a experiência na implementação do Plano Nacional do Livro e Leitura. 
 

Menu de acessibilidade