Boletim PNLL

Feiras temáticas para o público interagir com o universo do livro 
 
Um ano em São Paulo, outro no Rio de Janeiro, mas sempre um espaço generoso (mais de 5 mil m²) para abrigar a exposição temática e segmentada de livros. É o Laselva Planet, evento que faz parte do Eixo 1 do PNLL (Democratização do acesso), linha de ação 1.5 (Melhoria do acesso ao livro e outras formas de expressão da cultura letrada). O objetivo é proporcionar, de modo acessível e gratuito (incluindo patrocínio para a vinda de escolas públicas), maior interação do público com os temas escolhidos a cada ano. Entre as ações de suporte cultural, palestras e debates para o público em geral, um espaço infantil com monitoramento para a realização de atividades correlatas e a promoção de concursos literários. Estima-se a presença de cerca de 400 mil pessoas por evento e apresentação de, pelo menos, 20 palestras ou debates com cerca de 7 mil participantes em plenário.  
 
Buzuteca: uma Biblioteca Interativa nas comunidades rurais de Iraquara 
 
Buzuteca – A Biblioteca Interativa é um projeto da Prefeitura Municipal de Iraquara (BA) que busca incentivar, o convívio com a leitura, a socialização do saber e outras vivências culturais, ampliando o conhecimento e a informação. Integrante do Eixo 1, linha de ação 1.3 (Conquista de novos espaços de leitura), do PNLL, a Buzuteca se constitui em um ônibus adaptado que percorre as comunidades rurais do município. Para cada uma, é esboçado um cronograma específico, dependendo da necessidade local. Durante a permanência de uma semana em cada lugar, a Buzuteca oferece, além do empréstimo de livros, contadores de história, encenações teatrais, palestras e mostras de vídeo, entre outras atividades culturais, incluindo as manifestações locais. O projeto compreende ainda a formação de multiplicadores e atualização dos medidores da leitura, bem como a criação de um núcleo de leitura em cada comunidade. 
 
A nova Hemeroteca Brasileira 
 
Começaram no dia 5 de janeiro as obras para a construção da Hemeroteca Brasileira, na zona portuária do Rio de Janeiro. A Biblioteca Nacional, através do Centro de Referência e Difusão (CRD), apresentou, no ano passado ao governo, o projeto de implementação da Hemeroteca Brasileira, que consiste na reforma de um prédio de quatro andares da BN já existente no local. Financiado em 1,5 milhão pela Petrobrás, o projeto prevê a reconstrução do primeiro andar do edifício, que fica ao lado do futuro Complexo Cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro. A revitalização da Hemeroteca permitirá reunir em um só local, nas condições adequadas e necessárias, a coleção mais completa e antiga do país de todos os jornais brasileiros de grande circulação, regionais e locais. Desde a criação do depósito legal, em 1907, a BN trata da coleta, processamento técnico e armazenamento de todas as publicações seriadas do Brasil. Por mês, são recebidos cerca de 4 mil fascículos de periódicos, que ocupam hoje 17 km de prateleiras. A BN é a maior da América Latina e oitava do mundo, abrigando aproximadamente 9 milhões de peças.  
 
Rui Barbosa na Internet para Crianças 
 
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) acaba de lançar uma página exclusiva em seu portal, que conta, de forma didática e pedagógica com informações sobre o escritor Rui Barbosa e a história do primeiro museu-casa do Brasil e de sua famosa biblioteca, localizados no bairro de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro. Um dos links é voltado para professores, outro para alunos, e num terceiro D. Baby, a filha caçula do escritor, conduz o internauta em uma virtual pela casa. Também estão acessíveis games e passatempos, que podem ajudar na realização de trabalhos escolares. 
 
Nunca é tarde para devolver um livro à biblioteca 
 
A CNN norte-americana divulgou na semana passada o caso de Robert Nuranem, que devolveu um livro à biblioteca com 47 anos de atraso. Ele havia retirado o livro para um trabalho escolar e acabou perdendo-o em casa. O livro Príncipe do Egito ficou no sótão até ser encontrado agora e devolvido com um cheque de US$ 171,32, referente à multa. A biblioteca perdeu a ficha do livro há muitos anos. O caso virou um exemplo de que nunca é tarde demais para se devolver um livro.  
 
MEC vai distribuir livros em braile e falados para estudantes da rede pública 
 
Estudantes cegos do ensino médio vão receber em 2007 o livro didático de matemática em braille e os de português e biologia, falados. Para os alunos surdos do ensino fundamental, a coleção do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em braille, já foi universalizada. Todas as escolas da rede pública do ensino fundamental receberam, em 2006, o dicionário trilíngüe (libras, português, inglês) ilustrado. Ainda neste ano, o Ministério da Educação vai lançar o primeiro livro didático em libras para os alunos das classes de alfabetização. É um livro-piloto digital, em português, com janelas em libras para as séries iniciais de alfabetização.  
 
II Prêmio de Literatura UBE/Scortecci – 2006 com inscrições prorrogadas 
 
A UBE – União Brasileira de Escritores, em parceria com o Grupo Editorial Scortecci., prorrogou para 31 de março o prazo de inscrições para o II Prêmio de Literatura UBE/Scortecci -2006. São três categorias premiadas para obras inéditas: Ensaio Literário, Dramaturgia (Teatro, Cinema ou TV) e Literatura Infanto-juvenil. Os vencedores terão seus livros publicados. O resultado será anunciado em abril de 2007 e o lançamento dos livros acontece em setembro. O regulamento completo está disponível no site
 
ALB elege nova diretoria 
 
A Associação de Leitura do Brasil elegeu nova diretoria, integrada por Presidente: Ezequiel Theodoro da Silva, como presidente; Gláucia Mollo Pécora, vice-presidente; Norma Sandra de Almeida Ferreira, 1ª secretária; Rosa Maria Nery, 2ª secretária; Hilário Fracalanza, 1º tesoureiro; e Guilherme do Val Toledo Prado, 2º Tesoureiro. A sessão de apuração do processo eleitoral para renovação da diretoria para o biênio 2007-2008 e posse foi realizada no dia 15 de dezembro. A nova diretoria pretende realização o XVI COLE em 2007 e organizar de outros eventos de destaque, atualizar o site da entidade para promover cursos à distância e implantar uma revista virtual bimestral e um boletim mensal, ambos digitais, entre outras propostas.  
 
Oficinas e exposições na Casa de Cultura Mário Quintana 
 
A Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, realiza neste mês uma série de atividades voltadas para a leitura. A oficina Caixa Cheia de Histórias, com Leonor Pereira, busca instigar a criança ao processo criativo, através de um mundo de histórias, contos, lendas e fantasias, dentro de caixas mágicas que adoçam a imaginação da criança. Neste processo de construção das “caixas cheias de histórias“ os participantes estarão ampliando seu repertório, desenvolvendo a oralidade, a habilidade em artes plásticas e linguagem corporal. Até o dia 31, segue a exposição Viver Quintana, com fotos, ilustrações e poemas de Mario Quintana. E até o dia 4 de fevereiro, realiza a exposição de ilustrações de Paula Mastroberti sobre A Rua dos Cataventos, primeiro livro publicado de Mario Quintana. 
 
3º Prêmio Barco a Vapor de literatura infantil e juvenil 2007 
 
Promovido pela Edições SM, o Prêmio Barco a Vapor é uma iniciativa que pretende valorizar os escritores de literatura infantil e juvenil. Concedido anualmente ao melhor original inédito em língua portuguesa, A participação estará aberta a todos os escritores com mais de 18 anos que apresentem originais dirigidos a leitores entre 6 e 14 anos. São quatro séries: Branca, para leitor iniciante, entre 6 e 7 anos; Azul, para leitor em processo, de 8 a 9 anos; Laranja, para leitor fluente, de 10 a 11 anos; e Vermelha, leitor crítico, a partir de 12 e 13 anos. As inscrições estão abertas até 2 de março. Mais informações no site
 

Menu de acessibilidade