Boletim Livro & Leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Declaração de Montevidéu destaca livro e leitura 
 
Os ministros da cultura dos países ibero-americanos fizeram uma defesa enfática do acesso ao livro e à leitura e, em especial, do fortalecimento das bibliotecas públicas e escolares. O tema consta da Carta de Montevidéu, aprovada pelas autoridades presentes no encerramento da IX Conferência Ibero-americana de Cultura, realizada no Uruguai, em 13 e 14 de julho. O evento contou com a participação de Jorge Brovetto, Ministro da Educação e Cultura do Uruguai, Belela Herrera, Vice-chanceler do governo uruguaio, Ramiro Osório, Diretor de Cultura da Secretaria-geral Ibero-americana (SEGIB) e Francisco Piñón, Secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). O Brasil foi representado pelo Secretário-executivo do MinC, Juca Ferreira. Também esteve presente o diretor do Escritório da OEI, Daniel González. O conteúdo integral da Carta está disponível no site da OEI no Brasil.  
 
Novidades no site do PNLL 
 
O conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no país passará a ter uma nova classificação no site do PNLL. Eles serão categorizados de acordo com o órgão que os desenvolve – governo federal, estadual, municipal e sociedade civil (setor privado e terceiro setor). Desta forma, a Secretaria Executiva do PNLL privilegia a maior transparência das informações fornecidas e atende a constante necessidade de aperfeiçoamento do site.  
 
Pesquisa de produção e vendas do setor editorial evangélico  
 
O projeto que integra o Eixo 2 (Fomento à Leitura e Formação) do PNLL busca identificar as características do segmento editorial cristão evangélico brasileiro. Os objetivos são promover o levantamento de dados estatísticos de produção e venda do segmento, indicar propostas para o desenvolvimento do setor e aumentar da qualidade do que é publicado. O projeto contará com uma pesquisa de campo, cujo universo é a totalidade das editoras cristãs evangélicas brasileiras. 
 
Bilblioteca flutuante na Lagoa da Conceição 
 
A Barca dos Livros integra o Eixo 1 (Democratização de Acesso) do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Trata-se de uma biblioteca itinerante, montada a bordo de um barco especialmente adaptado para navegar na Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC). Abastecida por uma sede/porto, a barca cumpre um roteiro de visitas, em pontos geralmente próximos às escolas ou de maior concentração de habitantes. A barca serve de base para uma série de atividades de estímulo à leitura, sempre executadas com a participação local. A sede conta ainda com palestras, cursos, oficinas e atividades para estimular o gosto pela leitura. Durante a V Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que aconteceu de 29 de junho a 16 de julho, crianças e adultos conheceram parte do acervo da Biblioteca Barca dos Livros. 
 
Literatura é destaque nos editais do Programa de Ação Cultural (PAC) 
 
Cinco editais do programa de Ação Cultural (PAC), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, já estão disponíveis para escritores – iniciantes ou veteranos -, editores e interessados em literatura que queiram inscrever projetos para concorrer a bolsas no valor de até R$ 65 mil. Ao todo, foram destinados para o programa R$ 25 milhões. Os editais contemplarão projetos nas seguintes áreas: Incentivo à Criação Literária, Revelação de Autor Inédito, Programa de Áudio para a Promoção da Literatura, Edição de Coleção de Livros e Projeto de Incentivo à Leitura. O prazo limite de inscrições vai de 17 a 21 de agosto, de acordo com a categoria. Os interessados podem consultar os editais completos, as fichas de inscrição e a documentação necessária no site da Secretaria de Cultura, no link Editais e Concursos. 
 
Alunos recebem prêmio do Projeto MEC/Nestlé 
 
Os 27 alunos vencedores do 9º Concurso Nacional de Frases do Projeto MEC/Nestlé receberam os certificados de premiação acompanhados pelos seus professores orientadores em 21 de julho. Os ganhadores representantes de cada estado brasileiro e do Distrito Federal são estudantes de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental público e da educação de jovens e adultos. Criado em 1997, o concurso envolveu 5.844 escolas brasileiras e teve como tema os valores humanos. Foram mais de oito mil seleções prévias em todo o país para a escolha dos melhores textos. 
 
I Concurso Literário História do meu bairro – História do meu município 
 
A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo divulgou a lista de vencedores do I Concurso Literário História do meu bairro – História do meu município. A Secretaria recebeu cerca de 200 trabalhos e escolheu 20, dez em cada categoria: Bairro e Município. Os vencedores terão seus textos publicados e os cinco primeiros colocados em cada categoria receberão um kit de livros. No dia 13 de agosto, os ganhadores realizarão um bate-papo na Casa das Rosas, na Avenida Paulista.
 
CNIC tem novos representantes 
 
O Ministério da Cultura realizou, no dia 24 de julho em São Paulo, uma reunião para a escolha dos representantes da nova Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), que analisa e aprova os projetos da Lei Rouanet. Os indicados para o biênio 2006/2008, por acordo unânime entre as entidades do livro, foram o advogado Paulo Oliver, o editor e gráfico João Scortecci e o editor e publicitário Marino Lobelo. A posse está marcada para o dia 7 de agosto, em Brasília. 
 
Livros sob medida para adultos recém alfabetizados 
 
Os adultos que estão sendo alfabetizados ou que acabaram de sair da escola receberão, ainda este ano, livros de ficção sob medida. Ou seja, o conteúdo, o vocabulário e a estrutura das frases são específicos para quem já tem experiência de vida, mas ainda não domina totalmente o idioma. Os livros são de autores que venceram o concurso para novos escritores realizado pelo Ministério da Educação no início do ano, o Literatura para Todos, que recebeu a inscrição de mais de 2 mil obras. Cada título terá uma tiragem de 300 mil exemplares. Esses 2,4 milhões de livros serão distribuídos entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 
 
Flipinha traz programação para crianças  
 
Nos cinco dias da Flip, as crianças têm participação garantida. Trata-se da Flipinha, uma série de atividades voltadas para a garotada como oficinas de leitura, peças de teatro, musicais, declamação e contadores de histórias. Alunos das escolas da região apresentarão projetos ligados à literatura e cultura local – livros, desenhos, murais, bonecos – durante o evento em um espaço especial, a Tenda Azul. Na tenda, haverá a biblioteca Ciranda dos Livros, com um mobiliário especialmente desenvolvido para facilitar o acesso dos jovens e crianças aos livros.  
 
SESC dá oportunidade aos novos autores 
 
O Prêmio SESC de Literatura abre inscrições. Destinado a autores inéditos em livro, o prêmio garante a publicação e distribuição das obras dos ganhadores pela Editora Record, assim como a promoção dos livros nas bibliotecas e programações culturais do SESC em vários estados. Confira o edital e se inscreva até o dia 31 de outubro.  
 
Cursos sobre o Livro e a Leitura 
 
Oficina de Redação para professores 
Casa da Leitura
Data: 3 de agosto a 28 de setembro, das 10h às 12h (somente às quintas-feiras) 
Docente: Profa. Raquel Naveira – ensaísta e poeta, formada em Letras e Direito pela FUMCT, Mestre em Comunicação pela Universidade Mackenzie, Doutoranda em Literatura Portuguesa pela USP. 
Local: Rua Pereira da Silva, 86, Laranjeiras – Rio de Janeiro (RJ) 
Conteúdo: A palavra, linguagem e signo, gêneros textuais, intertextualidade, interdisciplinaridade, tipos de redação, função social da literatura. 
Telefone de contato: (21) 2557-7437 
E-mail: proler@bn.br

A Atuação do Editor de Livros Didáticos 
Universidade do Livro
Data: 10 de agosto, das 19h às 22h 
Docente: Antonio Alexandre Faccioli – atua na área editorial desde 1970. Na Editora Saraiva auxiliou na estruturação do departamento, participou do desenvolvimento e do catálogo, na busca e formação de autores e desenvolvimento de projetos. Teve atuação decisiva na presença da Saraiva no segmento de vendas ao Governo. Por dois anos, foi Diretor Editorial das Edições SM do Brasil. 
Local: Praça da Sé, 108 – São Paulo (SP) 
Conteúdo: Relação conteúdo e metodologia no livro didático, planejamento e formação do catálogo, a adequação aos mercados e aos Programas de Governo, o desenvolvimento dos projetos e originais, a relação do autor com a editora e o processo de produção e cronogramas.  
Telefone de contato: (11) 3242-9555 
E-mail: universidadedolivro@editora.unesp.br
 
Temas e formas da literatura brasileira do século XX – Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Carlos Drummond 
Centro de Estudos da Revista Cult (CER)
Datas: Dias 8 e 15 de agosto, das 18h às 21h 
Docente: Jaime Ginzburg – professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). 
Local: Editora Bregantini – Praça Santo Agostinho, nº 70 – 10° andar – São Paulo (SP) 
Telefone de contato: (11) 3385-3385 
E-mail: cer@editorabregantini.com.br
 
Leitura: Conceitos, Espaços e Modos 
Casa da Leitura 
Data: 3 a 31 de agosto, das 14h30 às 16h30 (somente às terças-feiras) 
Docente: Glória Pondé – ensaísta e autora de literatura infantil e juvenil. Mestre e Doutora em Letras pela UFRJ, pós-doutoramento em Paris pela École des Hautes Études en Sciences Sociales. 
Local: Rua Pereira da Silva, 86, Laranjeiras – Rio de Janeiro (RJ) 
Conteúdo: Discutir a leitura em suas várias concepções com ênfase nas transformações ocorridas na atualidade pela influência dos meios de comunicação de massa e pelo uso da informática. Ampliação dos espaços e modos de leitura sob o forte apelo da sociedade de consumo. 
Telefone de contato: (21) 2557-7437 
E-mail: proler@bn.br
 
Agenda 
 
 
1ª Feira do Livro de Criciúma 
Quando: 4 a 12 de agosto 
Onde: Criciúma (SC) – Praça Nereu Ramos 
O evento contará com sessão de autógrafos, lançamentos de livros, contação de histórias e apresentações culturais. 
Informações no site do evento.  
 
7º Salão do Livro e Encontro de Literatura 
Quando: 10 a 20 de agosto 
Onde: Belo Horizonte (MG) 
Endereço: Serraria Souza Pinto – Av. Assis Chateaubriand, 809 – Centro, das 9h às 22h.  
A edição reúne escritores brasileiros, argentinos, chilenos e uruguaios para uma série de mesas-redondas que vão discutir a Literatura nos Países do Mercosul dentro da programação do Encontro de Literatura. O Salão do Livro também estará aberto a visitas escolares (para crianças com no mínimo cinco anos). Os horários deverão ser agendados com a Câmara Mineira do Livro através do e-mail camara@camaramineiradolivro.com.br ou do fax (31) 3241-4484.  
Mais informações em www.salaodolivro.com.br
 

Menu de acessibilidade