Boletim Livro e Leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Biblioteca Nacional apresenta projeto de Hemeroteca Brasileira

O Centro de Referência e Difusão (CRD) da Biblioteca Nacional pretende apresentar ao governo federal o projeto de implementação da Hemeroteca Brasileira, na zona portuária do Rio de Janeiro. Desta forma, seria reunida a coleção mais completa e antiga do país, com todos os jornais brasileiros de grande circulação, regionais e locais. Desde a criação do depósito legal, em 1907, a Biblioteca Nacional trata da coleta, processamento técnico e armazenamento de todas as publicações seriadas do Brasil – jornais, revistas e anuários – constituindo-se a coleção mais completa e antiga do país com aproximadamente nove milhões de peças. A BN recebe por mês cerca de quatro mil fascículos de periódicos, que ocupam cerca de 17 quilômetros de prateleiras. Trata-se do maior acervo da América Latina e o oitavo do mundo. 

Vencedores do concurso Caminhos do Mercosul visitam o Paraguai

São de Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul os seis alunos do ensino médio vencedores do concurso histórico-literário Caminhos do Mercosul. O prêmio é uma viagem cultural ao Paraguai, incluindo Iturbe, área rural indígena em que o poeta Augusto Roa Bastos, tema do concurso, passou a infância. Participaram alunos nascidos em 1989 e 1990, matriculados no ensino médio regular nas redes públicas e privadas. A comissão julgadora, constituída por técnicos do Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), avaliou 63 trabalhos enviados pelas secretarias de Educação de 17 estados. Cada secretaria podia mandar até cinco trabalhos para concorrer à etapa nacional. Confira os vencedores no site.

Ciranda de livros na Internet

Promover uma ciranda do conhecimento em que o conceito de “ter livros” é substituído pelo de “ler livros”. Esse é o mote do site Circulando o Livro, um sistema de empréstimo de obras a partir de uma base virtual de livros e leitores, na qual se ingressa mediante a doação de, pelo menos, um exemplar, para a constituição do acervo compartilhado. O Circulando o Livro faz parte do Eixo 1 (Democratização do Acesso) do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e desperta o interesse pelo intercâmbio de livros entre pessoas próximas ou distantes. O principal benefício é o acesso a um acervo que pode atingir proporções gigantescas e ler um livro pode estar ao alcance de um clique. Para participar, acesse o site.

Releituras traz textos de autores consagrados em formato digital

O projeto Releituras que integra o Eixo 3 (Valorização da Leitura e Comunicação) do PNLL disponibiliza um grande acervo literário virtual com trabalhos de escritores nacionais e estrangeiros. Além disso, há seções que trazem biografias, informações sobre vestibulares, curtas-metragens, textos ilustrados, humor e uma parte reservada aos novos autores. Para acessar clique no link.

MEC distribui 462 mil livros extradidáticos

Na semana passada, o Ministério da Educação iniciou o envio de quatro livros da Coleção Explorando o Ensino às escolas públicas de ensino médio de todo o país. O objetivo é oferecer conteúdos extradidáticos para enriquecer as atividades dos professores em sala de aula. Ao todo, o MEC mandará 462 mil livros de física, biologia, geografia e química. A Secretaria de Educação Básica já prepara novos lançamentos, um deles sobre a Antártica, feito em parceria com o Ministério da Marinha.

Campanha defende postagem de livro mais barata

O site Clínica Literária, idealizado pelo escritor e jornalista Luís Cláudio Peazê da Silva, lançou a campanha Tarifa Livro cujo objetivo é lutar por um custo especial de postagem de livros no Brasil. A comunicação da campanha que é aberta ao público e dirigida a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) será feita pela internet e quem quiser aderir basta clicar no link acima.

Jabuti escolhe os Livros do Ano

A Câmara Brasileira do Livro promoveu no dia 13 de setembro, na Sala São Paulo da Estação Julio Prestes, a cerimônia de premiação do 48º Prêmio Jabuti. A editora Companhia das Letras e seus autores Milton Hatoum, por Cinzas do Norte; e Ruy Castro, por Carmen: uma biografia, receberam, respectivamente, os Prêmios Jabuti de Ficção e Não Ficção. Promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), que também aproveitou para comemorar seus 60 anos. O Prêmio Jabuti entregou os troféus para os vencedores de 19 categorias. O evento contou com a participação do presidente da CBL, Oswaldo Siciliano; o curador do Prêmio, José Luiz Goldfarb; e o Secretário de Estado da Cultura de São Paulo, João Batista de Andrade.

Entra no ar o site do 2º Corredor Literário na Paulista

O website do 2º Corredor Literário na Paulista, iniciativa conjunta da Associação Paulista Viva e a Secretaria de Estado da Cultura que acontecerá entre 2 e 8 de outubro na Avenida Paulista, já está no ar. Nessa página, o internauta encontra informações completas sobre a iniciativa, a relação de eventos, dados sobre a Avenida Paulista, como ser voluntário, doação de livros e outros links com endereços de sites na área cultural.

OEI lança caderno sobre políticas do livro e leitura

A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) lançou o caderno Políticas Públicas do Livro e Leitura. A publicação apresenta reflexões, compromissos e propostas dos quatro principais candidatos a presidente da República para a área do livro e da leitura. O evento de lançamento ocorreu no dia 15 de setembro, logo após a abertura da Primavera dos Livros, no Jockey Club do Rio de Janeiro. A OEI também promoveu na ocasião o painel Políticas Públicas do Livro e Leitura e as Eleições de 2006: Propostas e Compromissos dos Candidatos a Presidente da República.

Petrobrás amplia ação para bibliotecas populares

A Petrobrás assinou contrato com a Associação Cultural Basílio da Gama para ampliação do programa de apoio a bibliotecas que é desenvolvido pela instituição e que integra o PNLL. Serão beneficiados os municípios de Suzano, Hortolândia, São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, com a instalação de ramais-quiosques – estruturas semelhantes a bancas de jornais, instalados nas proximidades de bibliotecas públicas. O acervo dos quiosques é definido segundo as características do público e da região atendida a fim de complementar ações de inclusão social das escolas e outros serviços municipais.

Projeto Ler pra Crer beneficia deficientes visuais

A Prefeitura da Cidade de São Paulo e o Instituto VIVO apresentaram em 12 de setembro o projeto “Ler pra Crer“ que permitirá a acessibilidade para deficientes visuais de boa parte dos livros do acervo das bibliotecas municipais. Na prática, qualquer pessoa poderá solicitar a impressão em Braille ou gravação em áudio-livro de obras do acervo literário municipal. A solicitação pode ser feita nas bibliotecas e CEU´s cadastrados. Conheça os locais cadastrados clicando no link.

Menu de acessibilidade