Boletim Livro e Leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Brasil marca presença em encontro sobre bibliotecas públicas 
 
Promover a criação, modernização e desenvolvimento das bibliotecas públicas, além de definir iniciativas de cooperação entre as entidades responsáveis pela sua manutenção. Esses são os objetivos do 5o Encontro Ibero-Americano de Responsabilidade de Bibliotecas Públicas, realizado em Cartagena de Índias, na Colômbia, entre os dias 26 e 30 de setembro. O evento, que reúne representantes de 22 países da América do Sul, Central e Europa, contou com a presença de Ilce Cavalcanti, coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) que apresentou a palestra “Compromissos e Realizações do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional”, na qual expôs as diversas ações do SNBP.  
 
Projeto de educação a distância forma professores em todo o país 
 
Salto para o Futuro é um programa de educação a distância realizado pela TV Escola (canal educativo do Ministério da Educação), cuja proposta é promover a formação continuada de docentes e alunos dos cursos de magistério em todo o país. São apresentadas cerca de 20 séries temáticas por ano nas quais a leitura e a formação de leitores estão sempre em pauta – pelo menos quatro delas se dedicam inteiramente ao assunto. Com o objetivo de possibilitar que os professores construam suas práticas pedagógicas, o programa leva-os a refletir sobre as relações entre a literatura e o leitor em formação e a debater a criação de contextos significativos para o desenvolvimento do trabalho com a leitura e a literatura nas escolas e nas bibliotecas.  
 
Tecnologia chega às bibliotecas públicas do Distrito Federal 
 
Mais de 20 bibliotecas públicas do Distrito Federal passaram por uma revitalização. O projeto Telecentros Comunitários que integra o Eixo 1 (Democratização do Acesso) do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) permitiu a instalação de equipamentos novos nas bibliotecas para digitalização do acervo. Desta forma, cerca de 38 mil usuários das bibliotecas beneficiadas podem consultar e pedir empréstimo dos livros de forma rápida e democrática. 
 
Avenida Paulista é palco de evento literário  
 
De 2 a 8 de outubro, a Avenida Paulista, em São Paulo, será tomada pelos livros. Trata-se do 2º Corredor Literário na Paulista, evento que pretende disseminar o prazer da leitura entre crianças e adultos. Ao longo de toda a avenida, haverá ambientes destinados à leitura, áreas de descanso, café, local para apresentações e rodas de leitura. Serão mais de 400 atividades, entre elas uma mesa-redonda no MASP com o tema “PNLL: A leitura como desenvolvimento e cidadania“. O debate que acontece no dia 3 de outubro, às 14 horas, terá a presença da professora Tânia Rösing, como moderadora, Jéferson Assumção (MinC), Jeanete Beauchamp (MEC), José Luís Goldfarb (representante do programa “São Paulo um Estado de Leitores”), Carlos Xavier Cortez (Cortez Editora e Livraria) e Levi Ferrari, presidente da UBE (União Brasileira de Escritores). 
 
BNDES abre inscrições para programa de apoio à recuperação de acervos 
 
Em 29 de setembro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriu inscrições para o Programa de Apoio a Projetos de Recuperação de Acervos edição 2006. A seleção dos projetos que concorrem a R$ 6 milhões em recursos não reembolsáveis será feita por uma comissão formada por funcionários do BNDES e representantes de outras entidades. As inscrições vão até 31 de outubro e mais informações podem ser consultadas no site. 
 
ECA/USP promove Semana de Biblioteconomia 
 
De 4 a 7 de outubro, a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) promove a Semana de Biblioteconomia. Palestras e mesas-redondas com convidados, alunos e ex-alunos do curso de biblioteconomia da USP marcam o evento que discute a atuação do profissional da área. A idéia é reforçar a multiplicidade de ações do bibliotecário e a interdisciplinaridade da carreira com outras áreas. Mais informações podem ser obtidas no site.  
 
Pequena editora vende mais livros ao governo 
 
A decisão do Ministério da Educação (MEC) de proibir que as editoras utilizassem os chamados “divulgadores” de livros didáticos nas escolas públicas este ano alterou o mercado editorial do País. A medida favoreceu pequenas empresas. No ranking das cinco primeiras colocadas deste ano em exemplares vendidos por publicação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2007, nomes como Escala e Sarandi figuram pela primeira vez como fornecedoras para as cerca de 143 mil escolas de ensino fundamental federais, estaduais e municipais do país.  
 
Simpósio enfoca tecnologias da informação 
 
O VI Ciclo de Palestras vai integrar o 2º Corredor Literário na Paulista. Organizado pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), o evento promove debates sobre o tema “Aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação na Organização e Acesso à Informação”. O VI Ciclo de Palestras acontece no dia 7 de outubro, no auditório do Instituto Cervantes (Av. Paulista, 2439), das 9h30 às 17h30. 
 

Menu de acessibilidade