Boletim Livro e Leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Bibliotecária brasileira representa país em evento na França  
 
Para comemorar 100 anos de existência, a Associação dos Bibliotecários Franceses (L ABF) sediada em Paris, promoveu em junho o 56º Congresso de Biblioteconomia cujo tema era “Amanhã, a Biblioteca…“. Uma brasileira teve participação especial no evento. Sônia Mara Saldanha Bach, bibliotecária de Curitiba, ministrou uma palestra na qual apresentou aos participantes o PNLL, Plano Nacional do Livro e Leitura e o prêmio Viva Leitura. Em sua visita à capital francesa, Sônia teve a oportunidade de conhecer algumas das maiores bibliotecas do país como a Biblioteca Municipal de Paris, a Biblioteca Nacional da França e a Biblioteca Forney. 
 
Encontro Estadual do PROLER em Caxias do Sul (RS)  
 
Nos dias 14 e 15 de setembro, o Comitê PROLER (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) de Caxias do Sul promove o 13º encontro estadual PROLER. O objetivo é reunir especialistas das áreas de leitura e literatura, escritores, professores, bibliotecários e funcionários que trabalham em bibliotecas, equipes diretiva e pedagógica e a comunidade interessada em partilhar experiências e vivências de leitura. Mais informações pelos telefones: (54) 3228-1013 e 3218 6192, ramal 220. 
 
Profissionais do livro se reúnem em Fortaleza(CE)  
 
Os principais executivos da indústria do livro no Brasil se reúnem em Fortaleza (CE), de 16 e 19 de agosto, para participar do 34º Encontro Nacional de Editores e Livreiros. Promovido anualmente pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o evento coloca em pauta temas como “Tomada de decisões estratégicas para o crescimento“, “O sucesso está no equilíbrio“ e “O impacto da era digital sobre o futuro dos livros”. Trata-se de uma boa oportunidade para a criação de contatos, troca de experiências e prospecção de novos negócios por parte dos profissionais da área. 
 
Jornal valoriza cultura literária 
 
Um periódico dedicado à produção e divulgação da cultura literária e das artes plásticas integra o Eixo 3 (Valorização da Leitura e Comunicação) do Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL). Trata-se do Jornal Aldrava Cultural distribuído gratuitamente a bibliotecas, escolas e centros universitários, em Mariana (MG), Ouro Preto e outras cidades da região. O objetivo é promover a produção de estudos da literatura para além dos muros escolares, divulgar artistas sem espaço na mídia tradicional e estimular nas escolas a produção de textos e a leitura crítica da literatura. 
 
Projeto democratiza o acesso aos livros 
 
Incentivar a leitura dos clássicos brasileiros e portugueses e apresentar os escritores contemporâneos aos alunos de escolas públicas da periferia e zonas rurais da região de Brasília (DF). Esta é a proposta do projeto O Livro na Rua que faz parte do Eixo 1 (Democratização do Acesso) do PNLL. Os livretos que têm distribuição gratuita foram organizados por uma equipe de 40 escritores e professores. O Livro na Rua também promove palestras denominadas “O Autor na Escola“ que contribuem para diminuir a distância entre o escritor e o público e desmistificar a literatura. 
 
II Encontro de Formação de Leitores e Literatura Infantil  
 
A Cor da Letra e a Livraria Ubaldo promovem nos dias 1º e 2 de setembro, o II Encontro de Formação de Leitores e Literatura Infantil , no Centro Cultural Comunitário do Projeto Casulo em São Paulo (SP). O evento conta com a participação de Ana Maria Machado, Edmir Perrotti, Michele Petit (Universidade Paris I) e Evelio Cabrejo-Parra (Universidade Paris VII). Haverá, ainda, a mesa-redonda Livros, Letras e Imagens, com o ilustrador e autor de livros infantis Roger Mello e o escritor e artista plástico Alberto Martins. O encontro tem o objetivo de compartilhar experiências e conhecimentos para ampliar a reflexão sobre a formação de leitores. Veja a programação no site. 
 
Livro Universitário será debatido em reunião anual 
 
Nos dias 24 e 25 agosto, em Viçosa (MG), a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) organiza sua reunião anual para discutir as próximas ações referentes ao livro universitário. Além da assembléia geral da ABEU, haverá uma série de conferências como “A Comercialização da Informação“, proferida por Ludmila Guimarães, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e “Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL“ ministrada por José Castilho Marques Neto, Secretário Executivo do PNLL. Para conferir a programação do evento, entre no site. 
 
Revitalização nas bibliotecas de Fortaleza 
 
A Secretaria de Educação e Assistência Social de Fortaleza (CE) promove o Projeto de Revitalização das Bibliotecas Escolares da rede pública municipal de ensino. As ações incluem o incremento dos acervos com a aquisição de 55 títulos de Literatura Infantil e 195 títulos de Literatura Infanto-Juvenil, num total de 110.480 exemplares. Além disso, foram adquiridos 4 mil CDs infantis e mais de dez mil títulos de literatura teórica para o acervo do professor.  
 
Livros nos presídios do Rio de Janeiro 
 
O projeto Sala de Leitura, uma parceria entre o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento e o Grupo Editorial Record, desde agosto de 2003, vem instalando salas dedicadas à leitura em escolas, hospitais e penitenciárias de todo o país. Em julho, foram implantadas salas nas penitenciárias de Talavera Bruce, Alfredo Tranjan (Bangu II) e a Casa de Custódia Elizabeth de Sá Rego (Bangu V). Até agora já estão em funcionamento 300 salas de leitura que receberam recursos financeiros de grandes empresas por meio da Lei Rouanet. O nome de cada sala foi escolhido para homenagear autores brasileiros, como Heloisa Seixas (Penitenciária Talavera Bruce), Antônio Torres (Penitenciária Bangu V), e Guilherme Fiúza (Bangu II). 
 
Prêmio Jabuti divulga os vencedores 
 
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou na semana passada os vencedores do 48º Prêmio Jabuti. Entre os primeiros lugares estão: Cinzas da morte, de Milton Hatoum (Companhia das Letras), vencedor na categoria Romance; Operação Araguaia (Geração) de Taís Morais e Eumano Silva, na categoria Reportagem; e Contos negreiros (Record), de Marcelino Freire, como Contos e Crônicas. Os ganhadores do Prêmio Livro do Ano Ficção e de Não-Ficção serão anunciados em 13 de setembro, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti , na Sala São Paulo (SP). 
 
Livros em braile nas bibliotecas de São Paulo 
 
Em São Paulo, as bibliotecas Álvares de Azevedo, Padre José de Anchieta, Paulo Setúbal e Prefeito Prestes Maia dão continuidade à proposta iniciada pelo Centro Cultural São Paulo de oferecer aos freqüentadores um acervo em braile. Com o apoio da Fundação Dorina Nowill, essas unidades, irão disponibilizar (inclusive para empréstimo) livros, cassetes e CDs. A iniciativa permite, por exemplo, que um livro infanto-juvenil de cerca de 80 páginas se transforme em sete volumes em braile. Clique no link para saber o endereço e horário de funcionamento das bibliotecas citadas.  
 
II Concurso Literário de Blumenau 
 
A Sociedade de Escritores de Blumenau (SEB) prorroga até 31 de agosto a inscrição para os poetas, contistas e cronistas interessados em participar do II Concurso Literário SEB. Os participantes estão divididos em grupos – filiados e não filiados à entidade. O tema é livre e os três melhores textos de cada grupo serão publicados em antologia. Os ganhadores recebem ainda um certificado e dez exemplares da obra. Mais informações podem ser obtidas no site.  
 
Sebo nas ondas da Internet 
 
Encontrar um livro em um sebo nem sempre é tarefa simples. Por conta disso, livreiros de todo o Brasil buscam facilitar a vida dos compradores de livros usados reunindo seus acervos em sites como o portal Estante Virtual. Há nove meses no ar, o endereço já lidera o mercado, disponibilizando ao usuário uma lista de 250 mil livros online e mais de 3,5 milhões offline, deixando para trás – em número de livros cadastrados – o Arremate.com (37 mil) e o Mercado livre (28 mil). 
 

Menu de acessibilidade